Ataque DDoS atinge Amazon Web Services!

Check Point faz aliança com SimilarWeb para conscientizar consumidores sobre como evitar ciberataques

A Amazon Web Services sofreu um ataque em a massa, a empresa passou o dia lutando para combater o imenso ataque aos seu serviços, mas hoje tudo esta sob controle. Os crackers miraram e acertaram no alvo, e assim, o ataque DDoS foi bem sucedido ocasionando a interrupção do serviço.

O alvo foram dos servidores do AWS S3, mas como status de serviço, a empresa se limitou apenas com a informação de que estava com problemas para resolver nome, ou seja, um problema no DNS da AWS.

Por fim, a Amazon Web Services resolveu comentar o assunto, e revelou o ataque em massa e extremamente direcionado que conseguiria derrubar os seus serviços. O ataque, segundo a AWS durou cerca de 8 horas, e foi entre as 10:30 e 18:30 PDT, no Brasil seria entre 03:30 e 23:30.

O ataque começou a ser resolvido por volta das 17:16 PD, no Brasil às 21:16. Nesta última hora, a empresa percebeu que havia uma taxa de negação de serviço baixíssima e somente alguns DNS muito específicos é que ainda apresentava o problema.

Além disso, a Amazon Web Services, informou que o problema envolvendo o DNS também estava impactando de maneira intermitente em outros serviços como ELB, RDS e EC2, tendo em vista que todos eles precisam de resolução pública de DNS.

Uma das empresas mais afetadas foi a Digital Ocean que teve muitos problemas ao tentar acessar os recursos do S3, RDS, ELB e EC2 em todas as regiões. No momento da escrita deste artigo, o problema foi resolvido, mas há suspeita de que novos ataques possam ocorrer novamente.

A Amazon Web Service permanece monitorando até o momento todos os serviços anteriormente impactados pelo ataque DDoS, informou a empresa a todos os seus clientes.

Sair da versão mobile