in

Blender 2.8 recebe sua maior atualização

Em uma década, o aplicativo de criação 3D Blender é atualizado com grandes melhorias.

Blender 2.8 recebe sua maior atualização

Por anos, um pequeno grupo de aplicativos de código aberto para edição gráfica tentou (quase sempre) competir com as grandes ferramentas de software proprietário, como a Adobe e olha onde eles chegaram. Contudo, o novo Blender 2.8 recebe sua maior atualização em uma década, uma maravilha.

Embora, nomes Gimp, Inkscape e Blender costumam ser os primeiros mencionados para quem procura alternativas não só de código aberto, mas gratuitas, e especialmente, que estão disponíveis na plataforma Linux. Entretanto, o Blender é uma das ferramentas open source mais poderosas e conhecidas para a criação 3D, e agora ficou muito melhor.

Um novo Blender 2.8 que é finalmente fácil de usar

Anteriormente, uma grande maioria de artistas 3D que vieram usar o Blender tinha as mesmas queixas em comum: a interface do usuário está desatualizada, não convencional e o programa é difícil de usar.

Portanto, se você fosse um criador que estivesse acostumado com a interface de um software e tentasse se mudar para algo como o Blender, o processo poderia ser uma tortura. Logo, o novo Blender 2.80 chega com uma interface de usuário totalmente redesenhada, novo tema escuro e novo conjunto de ícones.

Contudo, não apenas isso, eles também mudaram um ponto drástico da experiência do usuário e, finalmente, o clique esquerdo é usado para selecionar. Assim, o Blender está fazendo tudo certo e sendo um programa moderno com essa grande atualização.

Blender 2.8 recebe atualização com uma nova área de trabalho

Blender 2.8 recebe sua maior atualização
Layout de tela padrão do Blender. Barra superior (azul), Áreas (verde) e Barra de status (vermelho).

No entanto, o novo Blender representa o trabalho de mais de 10 anos entre a Blender Foundation e a comunidade. Essa versão traz modelos e áreas de trabalho ou áreas de trabalho que podem ser personalizadas da maneira mais eficiente para cada usuário.

Porém, eles também integraram um visualizador 3D moderno, um novo mecanismo de renderização com novos utilitários, novas ferramentas e widgets, nova barra de tarefas com maior visibilidade das opções disponíveis e maior controle em geral. Sendo assim, não há mais funções ocultas por trás de combinações de teclado estranhas e misteriosas.

Finalmente, uma das novidades mais importantes deste novo Blender 2.80 é o Eevee, o novo renderizador em tempo real com suporte para um grande número de recursos avançados, confira:

Certamente, essas são apenas algumas das maiores mudanças, a quantidade de novidades e melhorias deste Blender são tantas que existe uma lista gigantesca com mais de cinquenta coisas que podem ser destacadas, confira aqui.

Em conclusão, você pode baixar o Blender para Windows, Linux e macOS de forma totalmente gratuita e sem limitações de uso, é Software Livre.

Fonte: Genbeta