in

Blender 2.83 será uma versão LTS e Blender 3.0 sai até julho

Veja o cronograma divulgado pela equipe.

Blender 2.83 será uma versão LTS e Blender 3.0 sai até julho

Nos últimos tempos, é cada vez maior o crescimento do uso do software de modelagem 3D Blender. Tanto assim que o programa tem recebido cada mais atenção por parte de usuários, desenvolvedores, empresas, apoiadores e patrocinadores do projeto. Da mesma forma, é cada vez maior o número de organizações começando a usar esse software de código aberto de plataforma cruzada. Sendo assim, e por isso mesmo, a equipe de lançamento do Blender apresentou seus planos para os próximos anos. Uma das decisões é que a versão do Blender número 2.83 será LTS, ou seja, com suporte a longo prazo, e a versão do Blender 3.0 sai até meados deste ano, ou seja, em julho.

Blender 2.83 será uma versão LTS e Blender 3.0 sai no próximo verão

Blender 2.83 será uma versão LTS e Blender 3.0 sai até julho

O Blender começará a fornecer lançamentos de suporte de longo prazo para organizações que preferem as versões LTS. Além disso, deve apresentar outros requisitos corporativos para uso de software. O primeiro lançamento a longo prazo será o próximo, o Blender 2.83 LTS, tem lançamento previsto para o próximo mês de maio. As versões do Blender LTS virão uma vez por ano e serão suportadas por um período de dois anos.

Após o Blender 2.83 LTS que chegará dentro dos próximos meses, o Blender 2.90, por sua vez, chegará também tem sua estreia agendada para este ano. Portanto, até lá, o Blender contará com o manuseio de novos nós de partículas e outros recursos. A partir de então, só teremos novidades em 2021. No próximo ano, todas as atenções estarão voltadas para o Blender 3.0.

O Blender 3.0 está previsto para lançamento em agosto de 2021 e marca o final da série Blender 2.x após mais de duas décadas. Na série Blender 3.0 teremos as versões 3.1, 3.2. 3.3 LTS, 3.4, 3.5 etc. Enquanto isso, o Blender 4.0 sairia no verão de 2023.

Mais detalhes sobre os planos de lançamento do Blender daqui para frente podem ser encontrados nesta postagem do blog do Blender.org.

Phoronix