in

Blender 2.83 será uma versão LTS e Blender 3.0 sai até julho

Veja o cronograma divulgado pela equipe.

Blender 2.83 será uma versão LTS e Blender 3.0 sai até julho

Nos últimos tempos, é cada vez maior o crescimento do uso do software de modelagem 3D Blender. Tanto assim que o programa tem recebido cada mais atenção por parte de usuários, desenvolvedores, empresas, apoiadores e patrocinadores do projeto. Da mesma forma, é cada vez maior o número de organizações começando a usar esse software de código aberto de plataforma cruzada. Sendo assim, e por isso mesmo, a equipe de lançamento do Blender apresentou seus planos para os próximos anos. Uma das decisões é que a versão do Blender número 2.83 será LTS, ou seja, com suporte a longo prazo, e a versão do Blender 3.0 sai até meados deste ano, ou seja, em julho.

Blender 2.83 será uma versão LTS e Blender 3.0 sai no próximo verão

Blender 2.83 será uma versão LTS e Blender 3.0 sai até julho

O Blender começará a fornecer lançamentos de suporte de longo prazo para organizações que preferem as versões LTS. Além disso, deve apresentar outros requisitos corporativos para uso de software. O primeiro lançamento a longo prazo será o próximo, o Blender 2.83 LTS, tem lançamento previsto para o próximo mês de maio. As versões do Blender LTS virão uma vez por ano e serão suportadas por um período de dois anos.

Após o Blender 2.83 LTS que chegará dentro dos próximos meses, o Blender 2.90, por sua vez, chegará também tem sua estreia agendada para este ano. Portanto, até lá, o Blender contará com o manuseio de novos nós de partículas e outros recursos. A partir de então, só teremos novidades em 2021. No próximo ano, todas as atenções estarão voltadas para o Blender 3.0.

O Blender 3.0 está previsto para lançamento em agosto de 2021 e marca o final da série Blender 2.x após mais de duas décadas. Na série Blender 3.0 teremos as versões 3.1, 3.2. 3.3 LTS, 3.4, 3.5 etc. Enquanto isso, o Blender 4.0 sairia no verão de 2023.

Mais detalhes sobre os planos de lançamento do Blender daqui para frente podem ser encontrados nesta postagem do blog do Blender.org.

Phoronix

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Criador do Solus Linux muda o foco e investe em jogos

Criador do Solus Linux muda o foco e investe em jogos

Mantenedor de Qt Wayland deixa a empresa

Mantenedor de Qt Wayland deixa a empresa