Bodhi Linux e Freespire têm novas versões

O desenvolvedor Jeff Hoogland anunciou o lançamento do Bodhi Linux 5.0.0. O Bodhi Linux é uma distribuição leve baseada no Ubuntu, com o Moksha, um ambiente de desktop baseado no Enlightenment 17. Outra distribuição Linux a lançar uma nova versão baseada no Ubuntu 18.04 é o Freespire 4.0. Confira neste post que Bodhi Linux e Freespire têm novas versões.

Bodhi Linux

Bodhi Linux

O projeto adota um tom minimalista, oferecendo modularidade, altos níveis de personalização e escolha de temas.

Hoje estou muito satisfeito em compartilhar o trabalho duro da Equipe Bodhi, que resultou no nosso quinto grande lançamento. Tem sido uma grande jornada desde o nosso primeiro lançamento estável, há pouco mais de sete anos, e estou feliz com o progresso alcançado neste período. Não há grandes alterações entre a versão 4.5.0 e 5.0.0. Estamos satisfeitos com o que o desktop Moksha fornece. Esta nova versão serve apenas para trazer uma aparência moderna e um núcleo atualizado do Ubuntu (18.04). 

Informações sobre a nova versão podem ser encontradas no anúncio de lançamento do projeto. A distribuição está disponível em três edições: Standard, Legacy (para computadores antigos de 32 bits) e AppPack.

 

Freespire

Bodhi Linux e Freespire têm novas versões

O sistema operacional Freespire 4.0 foi anunciado pelo líder do projeto, Roberto J. Dohnert. Este sistema já foi conhecido como Lindows e era baseado no Debian GNU/Linux. Agora, ele é baseado no Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).

Inicialmente, o Freespire 4.0 promete aos usuários uma interface gráfica impressionante.  Ele possui um modo escuro intuitivo para profissionais e para aqueles que gostam de temas sombrios.

O Freespire 4.0 é uma migração do (Ubuntu) 16.04 LTS para o 18.04 LTS. Ele traz muitas melhorias à usabilidade e ao suporte de hardware. Freespire 4.0 é também a base para o nosso lançamento comercial Linspire, disse Roberto J. Dohnert.

Principais destaques

Freespire 4.0 vem com uma grande coleção de projetos de software Open Source. Dentre os quais, podemos citar: o navegador Chromium 68, cliente de e-mail Geary 0.12, o processador de texto AbiWord, visualizador e editor de planilha Gnumeric, player de áudio Audacious, player de vídeo Totem. Além disso, vem com o Synaptic e o G -Debi.

O Freespire 4.0 oferece aos usuários suporte para instalação de aplicativos via SnapFlatpak. Por fim, traz o modo Night Light que ajusta automaticamente a temperatura de cor da tela para uso noturno.

Então, você pode baixar o Freespire 4.0 agora mesmo a partir do site oficial. Igualmente, a edição comercial, Linspire, também receberá uma grande atualização em breve. Porém, ela não é grátis como o Freespire.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Gnome Classic está de volta na versão 3.30

Previous article

Red Hat Enterprise Linux 7.6 ganha versão beta

Next article

You may also like