Calculate Linux 21 tem novo sabor para jogos, LXQt 0.17 e Xfce 4.16

Claylson Martins
3 minutos de leitura

A distribuição russa Calculate Linux acaba de ser atualizada para a versão 21. Este é, assim, o primeiro lançamento de 2021 desta distribuição baseada no Gentoo. Portanto, agora traz algumas das tecnologias GNU/Linux mais recentes. Porém, o Calculate Linux 21 tem novo sabor para jogos, além dos ambientes LXQt 0.17 e Xfce 4.16.

Entre este lançamento e o anterior, já se passou quase um ano. Naquela oportunidade, foi comemorado o 20º aniversário do projeto. Então, agora como parte do novo lançamento, destacamos que o Calculate Linux 21 introduzi um novo sabor para os jogadores do Linux.

Estamos a falar do Calculate Container Games, um novo sabor do Calculate Linux desenvolvido como uma solução para jogar jogos modernos no Steam em qualquer lugar, em qualquer dispositivo. É baseado no sabor Calculate Scratch Server e usa o aplicativo Steam Link recém-lançado da Valve para jogar em qualquer aparelho de TV, telefone, laptop, tablet, etc.

Testamos Calculate Container Games em uma variedade de hardware gráfico. O Steam fornece vídeo com resoluções que não são suportadas pelo monitor conectado ao servidor, e você pode até executar o Steam sem monitor, disseram os desenvolvedores.

Calculate Linux 21 tem novo sabor para jogos, LXQt 0.17 e Xfce 4.16

Calculate Linux 21 tem novo sabor para jogos, LXQt 0.17 e Xfce 4.16

Outro novo recurso interessante da versão Calculate Linux 21 é que o sistema de arquivos Btrfs agora é usado por padrão para novas instalações. Além disso, a distro agora está usando a compactação Zstd para pacotes binários para tornar a atualização e instalação mais rápidas e oferece suporte para escalonamento HiDPI no momento da configuração do perfil do usuário.

A versão Calculate Linux 21 também atualiza o resto dos sabores. Isso inclui o Calculate Linux Desktop, que agora vem com os ambientes de desktop LXQt 0.17Xfce 4.16, KDE Plasma 5.20.5, MATE 1.24 e Cinnamon 4.6.7.

Todos os sabores de Calculate Linux agora são movidos pela série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo. Entre outras mudanças, esta versão apresenta configuração de perfil de domínio mais rápida, sincronização de perfil de domínio muito mais rápida, suporte aprimorado para GPUs NVIDIA e alguns laptops, bem como elogind como um substituto para ConsoleKit.

Para baixar

Você pode baixar Calculate Linux 21 agora mesmo na página de anúncio de lançamento. Está disponível em vários sabores, incluindo Calculate Linux Desktop KDE, Calculate Linux Desktop Xfce, Calculate Linux Desktop LXQt, Calculate Linux Desktop Cinnamon, Calculate Linux Desktop MATE, Calculate Linux Xfce Scientific, Calculate Linux Directory Server, Calculate Linux Server e Calculate Linux Servidor Scratch.

As novas imagens ISO são apenas para quem vai fazer uma primeira instalação. Quem já usuário basta atualizar a distribuição Calculate Linux.

Via 9to5Linux

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.