Notícias

09/12/2021 às 08:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Calculate Linux 22 baseado no Gentoo lançado com PipeWire

Calculate Linux 22 baseado no Gentoo lançado com PipeWire

A distribuição Calculate Linux baseada no Gentoo feita na Rússia foi atualizada recentemente para a versão 22, um grande lançamento que traz vários novos recursos e componentes atualizados. O Calculate Linux 22 está aqui mais de sete meses após o Calculate Linux 21 e apresenta algumas mudanças novas e interessantes, como a mudança para a solução PipeWire muito popular como o servidor de som padrão em vez do PulseAudio. Por outro lado, ALSA (Advanced Linux Sound Architecture) ainda está disponível como uma opção e recebeu suporte para Bluetooth.


Calculate é uma distribuição Linux rápida e funcional amigável, baseada no Gentoo e ainda compatível com ele. Ele mantém um equilíbrio ideal entre o estado da arte e a estabilidade, fornecendo as versões mais recentes de aplicativos e versões estáveis de bibliotecas. Como Calculate Linux é uma distribuição de lançamento contínuo, você instala o sistema uma vez e o atualiza ao longo da vida do seu hardware.

Agora você pode atualizar quando quiser, mesmo se não tiver atualizado seu sistema por um longo tempo.Agora você pode atualizar quando quiser, mesmo se não tiver atualizado seu sistema por um longo tempo.

Outra mudança importante neste novo lançamento do Calculate Linux está nos bastidores, já que os desenvolvedores conseguiram oferecer aos usuários uma maneira de atualizar suas instalações mesmo após longos períodos de tempo.

Calculate Linux 22 baseado no Gentoo lançado com PipeWire

Calculate Linux 22 baseado no Gentoo lançado com PipeWire
Calculate Linux 22 baseado no Gentoo lançado com PipeWire

Além disso, o Calculate Linux 22 leva o Calculate Utilities, um conjunto interno de ferramentas para gerenciar seu sistema, para o Python 3. Devido a essa mudança, a antiga implementação do Python 2.x não era mais necessária, por isso era completamente removido da imagem de instalação.

Outras mudanças dignas de nota incluem Strawberry como player de música padrão em vez de Clementine, suporte aprimorado para virtualização de hardware Hyper-V, udev como utilitário de gerenciamento de dispositivo padrão em vez de eudev e várias outras melhorias subjacentes para melhor desempenho do sistema.

Calculate Linux 22 é baseado no kernel Linux 5.15 LTS e XOrg Server 1.20.13, e vem com os ambientes de desktop KDE Plasma 5.22.5, Xfce 4.16, Cinnamon 5.0.6, LXQt 0.17 e MATE 1.24.

Você pode baixar Calculate Linux 22 do site oficial como imagens ao vivo ou instaláveis com os desktops KDE (CLD), Xfce (CLDX e CLDXS), Cinnamon (CLDC), LXQt (CLDL) e MATE (CLDM), bem como Calculate Variantes do servidor de diretório (CDS), Calculate Linux Scratch (CLS) e Calculate Scratch Server (CSS).

Os usuários existentes precisam apenas atualizar suas instalações, sem ter que baixar as novas imagens ISO.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×