Notícias

02/12/2021 às 16:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Cão robô usa o Ubuntu como sistema operacional

Cão robô usa o Ubuntu como sistema operacional

Quem sempre quis um animal de estimação, mas sem ter que arcar com problemas de saúde do animal, adestramentos, entre outras questões? A solução pode estar na tecnologia. E o melhor de tudo: usando Linux para isso. Pelo menos é o que promete o mais novo mascote, um cão robô que usa o Ubuntu como sistema operacional.


É um robô de código aberto cuja construção lembra o melhor amigo do homem. O produto acaba de ser lançado pela gigante chinesa Xiaomi e leva o pequeno nome original de CyberDog.

Cão robô usa o Ubuntu como sistema operacional

Cão robô usa o Ubuntu como sistema operacional
Imagem: Reprodução | GizChina

Verdade seja dita, não é um brinquedo. Além disso, não chega nem perto de ser uma alternativa real a um animal de verdade. Assim, o objetivo do CyberDog é promover a melhoria do ambiente de desenvolvimento de robôs e promover o crescimento da indústria de robótica .

Huang Changjiang, da Xiaomi definiu o projeto como:

CyberDog é o companheiro de tecnologia para os desenvolvedores do futuro. É equipado com servo motores de alto desempenho fabricados internamente, alta capacidade de computação, com inteligência artificial incorporada para o sistema de detecção visual e o sistema de interação de voz, suportando também uma variedade de gestos de movimento biônico.

Por que você desejaria um cão-robô de código aberto?

O projeto CyberDog é parte de um projeto maior dedicado à construção de plataformas de desenvolvimento de robôs de quatro patas. Ao optar pela abordagem de código aberto, a Xiaomi visa construir uma comunidade e alavancar a contribuição dos membros para sua manutenção e expansão. O objetivo é contar com a contribuição e manutenção da comunidade. O resultado desejado é a construção de um rico ecossistema de aplicações e compatibilidade com tecnologias utilizadas na área de robótica.

Preço

Para garantir a adoção de seus produtos, a Xiaomi decidiu comercializá-lo a um preço base de US $ 1.540 . Isso é muito menos do que seu concorrente mais próximo, chamado Spot. Desenvolvido pela Boston Dynamics, o Spot está disponível por um preço base de $ 74.000. Sem dúvida, se você é um instituto de pesquisa com fundos limitados ou uma empresa de nova tecnologia, você preferirá o CyberDog.

Não pense que a diferença de preço implica uma perda de qualidade ou desempenho. Os servo motores internos de alto desempenho da CyberDog fornecem um torque máximo de 32 Nm, 220 rpm e uma velocidade de 3,2 m / s, garantindo a alta velocidade, alto torque e resposta ágil do robô. O suporte de desempenho poderoso permite que o CyberDog execute vários movimentos complexos com facilidade, como viradas para trás e outros movimentos difíceis.

CyberDog é capaz de reações interativas que cães reais executam intuitivamente, bem como análises e percepção ambiental. Por meio de seus 11 sensores de alta precisão que estão sempre em modo de espera, ele pode detectar quaisquer pequenas alterações no ambiente. Graças ao seu sistema integrado de detecção visual de superpercepção, CyberDog é capaz de reconhecimento autônomo, mapeamento SLAM e funções de navegação e prevenção de obstáculos.

Ao usar tecnologias de reconhecimento facial, o CyberDog é capaz de comportamentos semelhantes aos de um animal de estimação, como seguir o proprietário em um espaço aberto, criar um mapa de navegação por meio de algoritmos e planejar automaticamente a rota ideal para o próximo ponto-alvo.

O papel do Ubuntu

O sistema operacional do CyberDog é o Ubuntu 18.04. A escolha da distribuição Canonical Linux não ocorre apenas por ser um sistema operacional de código aberto. Além disso, tem suporte total para ROS 2.

O Robot Operating System (ROS) é um conjunto de bibliotecas de software e ferramentas para a criação de aplicativos de robôs. De controladores a algoritmos de última geração e ferramentas de desenvolvimento poderosas, a ROS tem o que é preciso para iniciar projetos de robótica usando tecnologias de código aberto.

No momento, apenas 1000 unidades de CyberDog foram fabricadas.

Se você está se perguntando qual é a utilidade desse tipo de projeto, robôs de quatro patas são usados para exploração de minas, suporte a socorristas em desastres naturais, inspeções industriais, construção civil e outras atividades que ocorrem em locais de difícil acesso.

Via LinuxAdictos

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×