FBI apreende 9 sites de troca de criptomoedas usados para lavar dinheiro de golpes de ransomware

anuncios-do-google-e-do-twitter-estao-promovendo-sites-com-drenador-de-criptomoedas-chamado-ms-drainer

FBI e polícia ucraniana apreendem nove sites de troca de criptomoedas que facilitavam a lavagem de dinheiro para golpistas e cibercriminosos, incluindo agentes de ransomware. Em seu anúncio, o FBI diz que a operação foi realizada com a ajuda da Equipe de Resposta à Moeda Virtual, da Polícia Nacional da Ucrânia e de promotores legais do país.

Sites de trocas de criptomoedas são apreendidos pelo FBI por lavagem de dinheiro

Os nove sites e seus servidores apreendidos nesta operação são:

  • 24xbtc.com
  • 100btc.pro
  • pridechange.com
  • 101crypta.com
  • uxbtc.com
  • trust-exchange.org
  • bitcoin24.exchange
  • paybtc.pro
  • owl.gold

Visitar qualquer um desses domínios agora exibe o banner de apreensão abaixo, alternando sua mensagem entre russo e inglês.

fbi-apreende-9-sites-de-troca-criptomoedas-usados-para-lavar-dinheiro-de-golpes-de-ransomware
Imagem: Reprodução | Bleeping Computer

Os sites apreendidos permitiram que os usuários convertessem anonimamente criptomoedas em moedas mais difíceis de rastrear para ocultar o rastreamento do dinheiro e ajudar os cibercriminosos a lavar seus furtos sem serem rastreados pelas autoridades. A maioria dessas plataformas oferecia aos usuários suporte ao vivo e instruções em russo e inglês, abrangendo um amplo espectro de comunidades cibercriminosas.

As trocas de moeda virtual não compatíveis, que têm um programa negligente de combate à lavagem de dinheiro ou coletam informações mínimas de Conheça seu cliente ou nenhuma, servem como centros importantes no ecossistema do crime cibernético e estão operando em violação do Título 18 do Código dos Estados Unidos, Seções 1960 e 1956.

Ao fornecer esses serviços, as casas de câmbio virtuais apoiam conscientemente as atividades criminosas de seus clientes e se tornam co-conspiradoras em esquemas criminosos.

FBI

Os servidores do site estavam localizados nos Estados Unidos, Ucrânia e vários países europeus e também foram apreendidos durante a operação policial. A infraestrutura apreendida pode ser analisada pela aplicação da lei para desmascarar os cibercriminosos que lavaram dinheiro por meio dos sites, podendo levar a mais prisões no futuro.

A repressão às redes de lavagem de criptomoedas é muito importante, pois essas plataformas permitem que os hackers continuem suas atividades de extorsão inabaláveis e usem os fundos roubados no mundo real.

Ao desmantelar esses serviços, as agências de aplicação da lei não apenas impedem as operações financeiras de grupos de ransomware, mas também enviam uma forte mensagem aos operadores de tais plataformas de que atividades ilegais ou obscuras não serão toleradas.

Em março de 2023, o FBI, juntamente com a Europol e a polícia alemã, apreendeu o serviço de mistura de criptomoedas ‘ChipMixer’, que era usado por hackers, gangues de ransomware e golpistas para lavar seus lucros. Já em 24 de abril de 2023, o Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA sancionou corretores que apoiavam redes de lavagem de criptomoedas norte-coreanas.

No início do ano, o Departamento de Justiça dos EUA prendeu o fundador da Bizlato, uma bolsa de criptomoedas registrada em Hong Kong, sob alegações de ajudar criminosos cibernéticos a lavar dinheiro obtido ilegalmente.