in

Cinco sites para baixar pacotes DEB ou RPM

Além dos repositório oficiais destacamos 5 sites para fazer download de pacotes DEB ou RPM!

Separamos cinco cinco sites para você baixar pacotes DEB ou RPM, são sites que receberam destaques ao longo dos anos e que merecem ser conhecidos. Bom, para começar precisamos esclarecer que existem muitos sites que você pode baixar estes pacotes, sejam eles DEB ou RPM. Para quem esta chegando no mundo Linux, saiba que os pacotes DEB são aqueles utilizados em distribuições baseadas em Debian como Ubuntu, Linux Mint, e os RPM são da família Fedora, openSUSE e outros.

No entanto, você pode perguntar por qual motivo você trocaria o repositório oficial por um site de download? Pois bem, o uso mais comum destes sites é no caso em que o aplicativo desejado está no repositório oficial desatualizado ou foi removido por algum motivo.

Desta forma, muitos usuários recorrem aos sites de download de pacotes DEB ou RPM para ter estes aplicativos atualizados ou que foram removidos dos repositórios. Mas claro, há aqueles que preferem baixar o pacote com o código fonte e compilar.

No entanto, é muito mais prático ter o aplicativo já compilado, testado e pronto para instalar em uma distribuição, logo esse é o principal objetivo destes sites que são bastante conhecidos e utilizados ao redor do mundo.

1 – pkgs.org

cinco-sites-para-baixar-pacotes-deb-ou-rpm

Em primeiro lugar destacamos o pkgs, ele é um dos sites mais antigos e mais atualizados que existe. Nele também é possível não só baixar pacotes RPM ou DEB, mas de outras distribuições também. O site é um dos mais confiáveis e não possui nenhum spywares, seja atualmente ou em seu histórico.

O pkgs é conhecido pela sua capacidade de indexação de pacotes de muitas distribuições Linux, são milhões deles e mais de doze distribuições diferentes. Então, se você busca pacotes para Debian, Ubuntu, Linux Mint ou Fedora, openSUSE, RHEL vai encontrar, e como dito antes, outras distribuições como o Arch Linux também estão presentes, faça uma pesquisa de descubra outras distribuições Linux.

2 – RPM PBone

cinco-sites-para-baixar-pacotes-deb-ou-rpm

O segundo e também muito utilizado, é o RPM Pbone, mas como o nome já diz ele é especializado em pacotes RPM, e além de download, o site também pode ajudar os usuários de distribuições RPM como Fedora, openSUSE, RHEL, SUSE e outras, a diagnosticas problemas com o sistema.

O foco central do RPM Pbone é fazer análise completa do sistema em busca de dependências RPM seja para instalação de software ou para verificar se algo esta faltando. No entanto, se você for um usuário curioso, saiba que é possível verificar quando alguns projetos como Fedora, openSUSE e até outras distribuições adicionam novos RPMs em seus repositórios e até o tamanho deles ou do total de pacotes.

3 – RPM Seek

O RPM Seek é muito conhecido por ser muito detalhista em suas pesquisas, não que ele não faça buscas simples, mas ao contrário do pkgs.org ele permite que você faça buscas detalhadas, pois é rico em parâmetros. Além disso, o RPM Seek permite que você busque por pacotes RPM ou DEB e também suas dependências, e de quebra ainda permite que você busque por software adicional.

4 – RPM Find

O RPM Find é um site muito antigo e que o resultado de suas buscas é um texto simples e HTML bem básico, então neste site nada de requinte visual. Mas, ele não deixa nada a desejar, e o melhor é que os resultados aparecem quase que instantaneamente.

E para este site, o resultado sempre será para pacotes RPMs, digamos que seja o mais objetivo da categoria, pesquisou, o resultado será exibido e pronto.

5 – Open Build Service

5 - Open Build Service

E por fim, o Open Build Service, esse é sem dúvida o querido de muitos desenvolvedores. O serviço permite que qualquer usuário compile e distribua pacotes para quase todas as distribuições Linux. Desta forma, o serviço vai fazer todo o trabalho compilação de pacotes pacotes fontes, e você vai precisar apenas escolher para qualquer distribuições vai compilar o pacote.

Em seguida, o site vai aplicar as nuances entre, por exemplo, Debian e openSUSE. Desta forma, tudo se torna mais fácil e os desenvolvedores que utilizam este site precisam apenas focar no código fonte, o projeto fará o resto.

Esperamos que você tenha gostado destes sites para baixar pacotes DEB e RPM.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.