in

Clear Linux da Intel lança novo instalador

Linux desativa kernel 5.0 otimizado

O Clear Linux da Intel  lança novo instalador. Assim, amplia a oferta do desktop para usuários em geral. Portanto, ficou mais fácil para quem deseja experimentar o Clear Linux, do Centro de Tecnologia de Código Aberto da Intel em desktops/ workstations. Agora há uma nova imagem “desktop live” acompanhada de um novo instalador para torná-lo mais parecido com distribuições Linux de desktop convencionais.

Ambientes ofertados

O Clear Linux trabalha há muito tempo como uma distribuição Linux de desktop com ambiente de desktop Xfce original antes da transição para o GNOME Shell. Além disso, nos últimos meses, começou a implementar o suporte ao KDE.

No entanto, para chegar a essa experiência de desktop, era preciso inicializar seu instalador baseado em texto que é muito simples e requer uma conexão de Internet ativa. Também não oferecia muitas opções de personalização em RAID ou criptografia, e é bastante básico.

Depois de inicializar a instalação do Clear Linux, é possível escolher o respectivo pacote de desktop.

Com as mais recentes compilações da semana passada para esta distribuição Linux de lançamento contínuo, agora estão disponíveis imagens complementares “desktop-live” disponíveis. O download de .img.xz é de aproximadamente 1,2 GB, que, uma vez extraído, aumenta para cerca de 8 GB. 

Ao inicializar a imagem beta de desktop ao vivo, o usuário é apresentado com o que parece ser o ambiente de área de trabalho GNOME Shell padrão da Clear.

A partir desta área de trabalho, o novo instalador é acessível. Ainda é baseado em terminal/texto, mas tem muito mais recursos do que seu instalador padrão atual.

Opções de instalação

O novo instalador permite mais configurações de disco/partição. Porém, a criptografia e o suporte a RAID ainda pareçam estar em andamento. Esse instalador também permite adicionar pacotes adicionais durante o processo de instalação. Ele alterna o comportamento de atualização automática do sistema operacional. Assim, ajusta os parâmetros padrão da linha de comando do kernel e outros recursos não fornecidos pelo instalador.

Para usuários principiantes do Linux, o novo instalador pode ser um pouco intimidador, pois é baseado em texto. Porém, é muito fácil de trabalhar e direto. Além disso, possui um processo de instalação mais simples do que alguns dos outros instaladores do Linux TUI.

A adição da própria imagem da área de trabalho também é certamente uma adição bem-vinda. Isso servirá para aqueles que planejam usar o Clear Linux básico sem qualquer ambiente de área de trabalho. Isso é útil se você quiser verificar antes a compatibilidade de hardware do sistema. prosseguindo com a instalação.

Para baixar, vá até a área de downloads, escolha as novas imagens são as “live-desktop-beta”.

Fonte

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Hackers usam ferramentas da NSA para sequestro de computadores

Hackers usam ferramentas da NSA para sequestro de computadores

Smartphone Necunos com KDE já aceita pré-encomendas

Conheça o Necuno, um telefone com Plasma Mobile