A empresa Collabora divulgou todo o trabalho realizado em torno do desenvolvimento do kernel Linux 5.12. “Neste lançamento, expandimos esse esforço com nossas contribuições habituais em todo o kernel, em particular, prestamos atenção às APIs Video4Linux e à ativação de hardware”, diz a publicação do site oficial.
O kernel Linux 5.12 foi lançado recentemente, depois de uma semana de atraso devido a problemas de última hora. Esse kernel possui muitos recursos novos além de suporte de hardware aprimorado.
Linux Kernel 5.12 – Novos recursos
Processador
- O dispositivo Intel eASIC N5X (chip baseado em lógica personalizada para alimentar todos os tipos de dispositivos) oferece suporte a este Kernel.
- Além disso, o suporte mais recente da plataforma Qualcomm Snapdragon 888 5G Mobile está incluído.
- O roteador Wi-Fi NetGear R8000P Nighthawk X6S
- Suporte Allwinner H616 como um SoC de decodificação de vídeo para OTT
- O suporte ao perfil da plataforma de laptop da Lenovo chega a este kernel, que dá aos usuários a capacidade de alterar os perfis de hardware do laptop para o caso de uso desejado. Por exemplo, perfis diferentes, como modo silencioso, modo frio, mais equilibrado ou modo de baixo consumo de energia – todos gerenciados pelo hardware da Lenovo com opções de modificação por meio de scripts.
- Os dispositivos Microsoft Surface devem funcionar bem e otimizados graças ao manuseio do Microsoft Surface System Aggregator Module com engenharia reversa.
- Dinâmicas de gerenciamento de energia (DTPM) suporta térmicas chega neste Kernel para a maioria dos dispositivos ARM. O código deve restringir a energia a um conjunto de dispositivos quando a temperatura da superfície ultrapassa um certo limite.
- Um monte de suporte de CPU ARM antigo termina com este Kernel. Uma lista rápida está aqui.
Armazenar
- Como todo kernel lançado, os diversos sistemas de arquivos apresentam mais correções e melhorias de desempenho.
- XFS e Btrfs apresentam melhorias de desempenho adicionais. O Btrfs não tem melhores operações de liberação durante gravação e exclusão, suporte ao modo zoneado.
Gráficos
- Mais atualizações e correções para GPUs Intel Rocker Lake e Tigerlake.
- Suporte para unidades gráficas de telefones móveis Qualcomm Adreno 508, 509 e 512 adicionado neste ciclo que fazem parte das unidades Snapdragon em dispositivos móveis.
- Suporte para formato de pixel FP16 de meia precisão para mais GPUs Radeon,
- Suporte para overclock da série Radeon RX 6800/6900 adicionado.
- Taxa de atualização variável ou suporte de sincronização adaptável via porta de exibição para Intel Xe (Gen12)
- Dispositivos Tiger Lake agora são suportados pelo kernel principal. Lembre-se de que isso ainda não está disponível via porta HDMI devido às restrições de especificação HDMI para o público.
Outros dispositivos, portas
- A porta USB4 suporta melhorias contínuas.
- Cada versão do Kernel traz muito suporte de hardware novo para vários fornecedores. Aqui está um resumo rápido dos suportes que estão chegando no Kernel 5.12
- O driver do controlador Sony PlayStation 5 DualSense está integrado neste Kernel.
O driver do acelerador Broadcom VK foi adicionado. - A dobradiça do laptop e o ângulo do teclado agora são suportados pelo código neste Kernel. Isso melhora as interações do usuário e abre vários recursos do aplicativo.
- Foi adicionado suporte para mixer de áudio digital Pioneer DJM-750.
- O antigo suporte para console de videogame Nintendo 64 foi adicionado . (Não vejo sentido nisso, entretanto. Porque você pode jogar os jogos usando emuladores facilmente).
- Se você trabalha com sons, não é fácil depurar recursos de som em seu aplicativo com a inclusão de sinalizadores de injeção de entrada de áudio baseados em software.
No geral, muitas mudanças são vistas em dispositivos menores e a adição de drivers para muitos novos dispositivos entre fornecedores no Linux Kernel 5.12. Mudanças usuais na fase de armazenamento e gráficos. Isso significa que é uma versão silenciosa do Kernel.
A janela de mesclagem do Linux 5.13 agora está aberta com muitas mudanças esperadas. O Linux 5.13 será um grande lançamento do kernel que, por sua vez, provavelmente estreará no final de junho.
Collabora divulga contribuições para o kernel
As contribuições de Collabora para o kernel Linux 5.12 objetivaram o fechamento da lacuna entre o suporte de hardware nas árvores de fornecedores e a árvore do kernel principal. Para isso, eles contribuíram para o suporte da plataforma ChromeOS EC, subsistemas de energia e redefinição/desligamento, suporte do Mediatek SoC e aprimoraram a API do notificador Async V4L2 (Video4Linux) para ser consistente e fácil de usar.
Eles também converteram o código DSI para usar drm_mipi_dsi e drm_panel, adicionaram várias pequenas correções watch_queue
e fanotify no kernel da linha principal em sua busca pela API certa para relatar erros do sistema de arquivos e melhoraram o suporte do kernel Linux principal para dispositivos Chromebook contribuindo com um novo Driver TPM 2.0, que controla a comunicação com o firmware do chip Google CR50.
O suporte do chip TPM é importante para melhorar os dados do usuário e a segurança do dispositivo. Ter esse driver upstream é um bom passo em frente para vários projetos de código aberto além do kernel, como o ChromiumOS e a comunidade de desenvolvimento em geral, bem como para os usuários finais, disse a Collabora.
Em números, os desenvolvedores do kernel Linux da Collabora criaram 93 patches, enviaram 58 patches, revisaram 61 patches, acertaram 11 patches, assinaram 31 patches, testaram 6 patches, relataram 2 patches e adicionaram 31 patches em nome de outros. Para obter mais detalhes sobre suas contribuições para o kernel do Linux 5.12, confira esta postagem do blog.
Com informações do site 9to5Linux