Notícias

12/11/2021 às 13:00

8 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Collabora divulga contribuições para o kernel Linux 5.15

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Pequeno, porém, poderoso. Assim a equipe de desenvolvedores da Collabora se refere ao kernel Linux 5.15. Segundo eles, este pode ser menor do que os últimos kernels. Porém, foram mais de 10.000 alterações não mescladas. Além disso, o kernel Linux mais recente ainda é muito bom. Portanto, a Collabora divulga contribuições para o kernel Linux 5.15.

Lançado em 31 de outubro, o kernel 5.15 traz muitos novos recursos interessantes. Por exemplo, o ksmbd foi mesclado. Isso fornece uma implementação de servidor SMB3 simples e um usuário potencial para o código de suporte do sistema de arquivos com distinção entre maiúsculas e minúsculas que ocorreu no kernel 5.2. Outro destaque é o código de bloqueio de preempção em tempo real, que finalmente atingiu a linha principal após 17 anos! Enquanto isso, no espaço embarcado, esperamos ver em breve chegar ao mercado processadores com núcleos de CPU com comportamento assimétrico (por exemplo, alguns núcleos suportam apenas 64 bits e alguns núcleos suportam apenas 32 bits). Agendar uma tarefa de 64 bits em um núcleo de CPU de 32 bits seria fatal e o novo agendador evitará isso graças ao Arm.

Collabora divulga contribuições para o kernel Linux 5.15

Collabora divulga contribuições para o kernel Linux 5.15

Decodificador Rockchip H.264

Vários SoCs Rockchip contêm a Unidade de Processador de Vídeo Hantro (VPU) da VeriSilicon para suportar a decodificação acelerada por hardware de codecs de vídeo comuns. Nesta versão, o Ezequiel encaminhou o suporte para H.264, permitindo que o VPU decodifique o material de vídeo 1080p a 100 FPS em um pequeno sistema baseado em RK3326. Além do RK3326, também adiciona suporte para Rockchip PX30 e RK3328.

Panfrost

A maior parte do trabalho do Panfrost acontece no Mesa, mas desta vez também temos algumas partes interessantes no kernel. Alyssa corrigiu alguns códigos de bloqueio incorretos que estavam causando um comportamento indefinido. Enquanto isso, Boris conseguiu uma grande série, que adiciona suporte para o envio de um segundo trabalho ao hardware enquanto um ainda está em execução, junto com algumas limpezas gerais no driver.

Atualizações de documentação

Manter a documentação atualizada é uma tarefa freqüentemente negligenciada no kernel. Uma das tarefas que estão sendo realizadas atualmente em toda a árvore é a conversão dos arquivos de vinculação da árvore do dispositivo de um arquivo de texto não especificado em uma descrição legível por máquina chamada esquema DT. Isso permite a verificação automática dos arquivos de origem do dispositivo quanto à correção sintática e se ajusta perfeitamente aos nossos esforços em torno do KernelCI.

Suporte para atualização de firmware NXP K20

Nesta versão do kernel, introduzimos um novo driver, que pode ser usado para atualizar o firmware de um microcontrolador NXP K20 conectado ao sistema. Isso pode ser usado se tiver sua interface EzPort conectada a uma porta SPI e ambos os chips de seleção EzPort e os pinos de reinicialização estiverem conectados ao host por meio de GPIOs. Esses tipos de microcontroladores são normalmente usados para descarregar tarefas difíceis em tempo real, como monitorar os freios de um carro e o motorista é inicialmente usado pelo monitor de paciente GE PPD.

Inicialização multi GPU sem oscilação

Como as plataformas multi-GPU estão se tornando cada vez mais comuns, é bom ter uma integração perfeita a partir do framebuffer de inicialização. Nesta versão, corrigimos um bug que impedia a inicialização sem cintilação quando uma das GPUs era baseada em Intel. Há mais trabalho a ser feito, mas isso evita a cintilação se sua tela estiver conectada a uma GPU não Intel – o caso típico em que um laptop com duas GPU é conectado a um monitor externo.

Correções Diversas

Provavelmente, o mais importante no 5.15 foram as pequenas mudanças para corrigir bugs. Notavelmente do próprio Linus Torvalds veio um patch tentando habilitar -Werror, que trata todos os avisos do compilador como erros fatais. Isso visa aumentar a qualidade do código, mas infelizmente resultou em muitos problemas sendo relatados. No final, decidiu-se suavizar a mudança apenas habilitando-a por enquanto para kernels sendo construídos para teste de compilação.

Nossos engenheiros também corrigiram vários problemas em toda a árvore. Por exemplo, Andrej corrigiu um estouro de buffer no driver de dispositivo U2F Zero HID. Você pode verificar a lista completa de nossas contribuições abaixo. Se você estiver interessado em descobrir outras mudanças que foram adicionadas durante a janela de mesclagem do 5.15, você pode dar uma olhada nos artigos da janela de mesclagem do LWN, parte 1 e parte 2.

A lista completa você pode conferir aqui.

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×