in

Collabora melhora suporte para Chromebook e jogos do Windows no Linux 5.11

Veja de que forma a empresa contribuiu para recursos importantes do kernel.

Google financia desenvolvedores para projetos de segurança do kernel Linux

A Collabora informa sobre suas contribuições para a série de kernel Linux 5.11 recentemente lançada, que em breve chegará nos repositórios de software estáveis ??de suas distribuições GNU/Linux favoritas. Um novo kernel está lançado, o Linux 5.11, e traz muitas vantagens e melhor suporte de hardware. A Collabora é bem conhecida por suas contribuições incríveis para o kernel Linux. Então, neste ciclo, a Collabora melhora o suporte para Chromebook e jogos mais modernos do Windows no Linux 5.11.

Em primeiro lugar, uma boa notícia para os jogadores de Linux. A empresa Collabora introduziu uma nova interface que intercepta, filtra e emula chamadas de sistema com mais eficiência no kernel Linux, chamada Syscall User Dispatch. Embora tudo isso possa parecer chato, não é, porque uma vez configurado, o Syscall User Dispatch é totalmente controlado a partir do usuário para permitir que camadas de compatibilidade do Windows como Wine ou Steam Proton ofereçam um suporte melhor aos jogos modernos do Windows no Linux.

Collabora melhora suporte para Chromebook e jogos do Windows no Linux 5.11

Collabora melhora suporte para Chromebook e jogos do Windows no Linux 5.11

As contribuições da Collabora para o Linux 5.11 para melhorar o suporte do Chromebook incluem um novo driver de domínio de energia com suporte ao chip MediaTek Helio P60T/MT8183 usado em vários dispositivos Chromebook, como o Chromebook IdeaPad Duet, e tirou o driver do processador de sinal de imagem Rockchip rkisp1 do teste, que é usado no Acer Chromebook Tab 10, ou no laptop Pinebook Pro da PINE64, ou na placa de desenvolvimento ROCK Pi 4, adicionando suporte para capturar streams simultâneos e outras melhorias.

Além disso, a Collabora também implementou um novo recurso de inibição de entrada para laptops conversíveis (2 em 1) e trabalhou na integração da pilha de câmeras de código aberto libcamera no Chrome OS do Google para completar o conjunto completo de câmeras, que pode em breve (espero!) chegar a vários Chromebooks com a próxima atualização do kernel Linux, fornecendo recursos de captura prontos para uso.

À medida que a popularidade do Chromebook continua a crescer, esses novos dispositivos MediaTek estão desempenhando um papel importante no cenário premium do Chromebook, disse Ezequiel Garcia. Estamos muito empolgados em fazer parte do esforço: o próximo passo em nosso roteiro é a integração do suporte do painel de exibição para o Dueto do Chromebook IdeaPad!”

Tem mais novidades

Durante o ciclo de desenvolvimento do Linux 5.11, a Collabora também trabalhou na melhoria da decodificação acelerada por hardware sem estado na API V4L2 (Video4Linux2) para o codec H.264, enquanto eles continuavam a trabalhar duro em segundo plano para concluir o suporte de decodificação sem estado V4L2 para HEVC, VP8 e codecs VP9, ??que podem chegar ao próximo grande lançamento do kernel Linux.

Além disso, eles melhoraram o suporte do User Mode Linux para Debos corrigindo um bug de corrupção de dados feio, adicionando suporte para discos virtualizados com um rótulo anexado a eles e portando o driver gerador de número aleatório do convidado para a estrutura hwrng mais genérica.

Em números, os desenvolvedores do kernel Linux da Collabora criaram 99 patches, enviaram 47 patches, revisaram 16 patches, acertaram 45 patches, assinaram 30 patches, testaram 3 patches, relataram 2 patches e adicionaram 30 patches em nome de outros. Para verificar as contribuições completas do kernel Linux 5.11, visite esta postagem do blog.

9to5 Linux

GNOME 3.38.4 lançado com mais melhorias no GNOME Shell, Mutter e Wayland

GNOME 3.38.4 lançado com mais melhorias no GNOME Shell, Mutter e Wayland

preso-herdeiro-da-samsung-nao-pode-mais-trabalhar-na-empresa

Preso, herdeiro da Samsung não pode mais trabalhar na empresa