in

Collabora Online 4.0 tem novo visual e muitas melhorias

Collabora Online 4.0 tem novo visual e muitas melhorias

A Collabora Productivity lançou o Collabora Online 4.0. Trata-se de um importante lançamento da suíte de escritório baseada em nuvem. De fato, o programa coloca o amplamente utilizado LibreOffice na nuvem. Além disso, introduz vários novos recursos e melhorias.

E o que há de novidade?

O Collabora Online 4.0 vem quase um ano após o lançamento anterior. A nova  aparência atualiza os ícones, cores e layout da barra de ferramentas. Além disso, adiciona um novo ícone para permitir que os usuários ocultem a barra de menus. Do mesmo modo, foram introduzidos vários outros ajustes menores para simplificar a interface do usuário. Assim, espera dar aos usuários uma experiência mais agradável e produtiva no LibreOffice Online.

O Collabora Online 4.0 também melhora o suporte a monitores HiDPI e Retina, bem como a interoperabilidade com outros populares conjuntos de escritório. Ele também facilita a edição de formas. Além disso, introduz documentos mais seguros implementando suporte para a plataforma de blockchain da Vereign. Portanto, permite que os usuários assinem seus documentos com os padrões suíços.

A Vereign é uma empresa suíça de código aberto que constrói uma identidade independente baseada em blockchain e armazenamento de dados pessoais. Ela pode ser fortalecida para os padrões bancários suíços, disse o comunicado. A Collabora fez uma parceria com a Vereign para também fornecer documentos autênticos com a assinatura eletrônica qualificada de sua identidade auto-soberana endurecida.

Suporte aprimorado para dispositivos móveis

Entre outras mudanças implementadas no lançamento do Collabora Online 4.0, podemos mencionar:

  • Melhor compatibilidade com dispositivos móveis;
  •  Além disso, houve implementação de propriedades de seção no Writer;
  • Suporte para inserir poderosos ToC de vários níveis em documentos;
  • Melhorias de estilo de página no Calc;
  • Melhor processamento de visualização de EMF + (objeto OLE);
  • e melhoramento dos estilos de tabela e renderização de borda.

Como adquirir

O Collabora Online 4.0 está disponível em duas edições, para empresas e usuários domésticos. As empresas de hospedagem e na nuvem que desejam adicionar o Collabora Online ao seu portfólio podem entrar em contato com o Collabora Productivity para se tornar um parceiro.

Por outro lado, os usuários domésticos que desejam instalar o Collabora Online podem fazer o download do último lançamento do CODE (Collabora Online Development Edition).

Fonte

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

"O futuro está no Linux", dispara Red Hat

“O futuro está no Linux”, dispara Red Hat

Como instalar o Docker no Ubuntu 18.04

Como instalar o Docker no Ubuntu 18.04