Notícias

19/11/2021 às 14:30

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Collabora traz inicialização multi GPU sem oscilação e decodificador Rockchip H.264 para o Linux 5.15

Collabora traz inicialização multi GPU sem oscilação e decodificador Rockchip H.264 para o Linux 5.15

A empresa de consultoria de código aberto Collabora divulgou detalhes sobre suas contribuições para a série de kernel Linux 5.15 lançada recentemente.


Lançado em 31 de outubro, o kernel 5.15 traz muitos novos recursos interessantes. Por exemplo, o ksmbd foi mesclado. Isso fornece uma implementação de servidor SMB3 simples e um usuário potencial para o código de suporte do sistema de arquivos com distinção entre maiúsculas e minúsculas que ocorreu no kernel 5.2. Outro destaque é o código de bloqueio de preempção em tempo real, que finalmente atingiu a linha principal após 17 anos! Enquanto isso, no espaço embarcado, esperamos ver em breve chegar ao mercado processadores com núcleos de CPU com comportamento assimétrico (por exemplo, alguns núcleos suportam apenas 64 bits e alguns núcleos suportam apenas 32 bits). Agendar uma tarefa de 64 bits em um núcleo de CPU de 32 bits seria fatal e o novo agendador evitará isso graças ao Arm.

O kernel Linux 5.15 também possui recursos excelentes como uma nova implementação de sistema de arquivos NTFS desenvolvida pela Parangon Software. Assim, finalmente, fornece aos usuários Linux suporte NTFS totalmente funcional, bloqueio de preempção em tempo real, servidor SMB3 no kernel, bem como DAMON (MONitor de acesso a dados).

O Linux 5.15 também traz suporte de integridade de arquivo fs-verity para o sistema de arquivos Btrfs, suporte de agendamento para sistemas ARM assimétricos, suporte de dados fora de banda para soquetes de domínio Unix, suporte para o ano de 2038 para sistemas de arquivos XFS, suporte para Nintendo Consoles Wii e muitas outras guloseimas.

Collabora traz inicialização multi GPU sem oscilação e decodificador Rockchip H.264 para o Linux 5.15

Collabora traz inicialização multi GPU sem oscilação e decodificador Rockchip H.264 para o Linux 5.15

Além de tudo isso, o Linux 5.15 é uma ramificação do kernel LTS (Long-Term Support), que terá suporte por pelo menos alguns anos. Como de costume, a Collabora fez algumas contribuições importantes para a série de kernel Linux 5.15 LTS.

Isso inclui suporte para atualização de firmware de um microcontrolador NXP K20 conectado por meio de uma interface EzPort, suporte para decodificação de vídeo 1080p a 100 FPS em SoCs Rockchip (por exemplo, RK3326, PX30 e RK3328) por meio de um novo decodificador H.264, bem como oscilação -inicialização gratuita em sistemas multi-GPU com uma GPU Intel integrada.

Há mais trabalho a ser feito, mas isso evita a cintilação se sua tela estiver conectada a uma GPU não Intel – o caso típico em que um laptop com duas GPU é conectado a um monitor externo, disse o engenheiro de software da Collabora Sebastian Reichel.

Além disso, os engenheiros da Collabora melhoraram seu driver gráfico Panfrost implementando suporte para o envio de um segundo trabalho ao hardware durante a execução do primeiro trabalho e corrigindo algum código de bloqueio incorreto causando comportamento indefinido, corrigindo um estouro de buffer no dispositivo U2F Zero HID driver e documentação atualizada.

Em números, os desenvolvedores do kernel Linux da Collabora criaram 50 patches, enviaram 53 patches, assinaram 26 patches, adicionaram 26 patches em nome de terceiros, revisaram 23 patches, acertaram 9 patches, testaram 3 patches e relataram 1 patch. Para obter mais detalhes sobre as contribuições do Collabora para o kernel Linux 5.15, verifique a postagem no blog deles.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.