in

Começa planejamento do Xfce 4.18 de olho no suporte a aplicativos Wayland

As novidades programadas para a próxima versão do Xfce.

Começa planejamento do Xfce 4.18 de olho no suporte a aplicativos Wayland

Agora que o Xfce 4.16 foi lançado após atingir com sucesso sua meta de ciclo de lançamento de um ano e algumas atualizações de manutenção para o Xfce 4.16 foram feitas, o planejamento para o Xfce 4.18 está começando e a equipe de desenvolvedores está de olho no suporte a aplicativos Wayland.

- Anúncios -

O desenvolvedor do Xfce, Simon Steinbeiß, expôs alguns dos trabalhos de manutenção recentes do 4.16 e do estágio inicial do Xfce 4.18. Além disso, os desenvolvedores do Xfce têm trabalhado para aprimorar sua documentação de desenvolvedor para facilitar a atração de novos desenvolvedores.

Alguns dos novos trabalhos do Xfce incluem portar seu Gerenciador de Tarefas para o Xfconf e suportar decorações do lado do cliente, um novo esquema de nomenclatura de ícone e atualização de vários plug-ins do Xfce.

Começa planejamento do Xfce 4.18 de olho no suporte a aplicativos Wayland

Começa planejamento do Xfce 4.18 de olho no suporte a aplicativos Wayland

Também existe agora um roteiro do Xfce 4.18 que por enquanto coloca o estado atual como na fase de planejamento inicial. Ainda não há um cronograma definido para o ciclo do Xfce 4.18, se os desenvolvedores pretendem lançar no ano civil de 2021 ou se será lançado em 2022, uma vez que já estamos no primeiro trimestre.

Entre os recursos a serem explorados para o Xfce 4.18 está o suporte ao Wayland em aplicativos.

Veja o que foi postado pela equipe:

Para melhorar a documentação para desenvolvedores e torná-la mais prontamente disponível, iniciamos o developer.xfce.org. Por enquanto, este site hospeda a documentação da API dos componentes principais mais relevantes. Esta documentação é automaticamente mantida atualizada como parte de nosso GitLab CI para o contêiner Docker xfce / xfce-build e reimplantada toda semana com base nas últimas tags de lançamento 4.16.

Além disso, melhoramos os scripts auxiliares baseados em shell para desenvolvedores, por exemplo, xfce-build (para executar distcheck localmente no mesmo contêiner Docker usado em nosso CI) com subcomandos.

Gerenciador de tarefas

Eu consertei alguns bugs e fiz versões de manutenção da série 1.4 e comecei a série de desenvolvimento 1.5, que apresenta uma porta do gerenciador de tarefas para o Xfconf e decorações do lado do cliente.

Novo esquema de nomenclatura de ícones

Como mudamos os nomes dos ícones para todos os componentes do Xfce durante o ciclo 4.16, também migrei alguns plug-ins para o novo esquema de nomenclatura.

Para explicar brevemente a razão por trás de nossa mudança no 4.16: os nomes anteriores eram altamente inconsistentes, sobrepostos com ícones também usados ??/ enviados por outros pacotes em distribuições (portanto, enviar nossos próprios ícones com esses nomes “antigos” / “usados” levaria a insolúveis conflitos de embalagem). Especialmente os nomes “padrão” como “preferências-desktop- *” teriam sido impossíveis de atualizar e enviar para nós. Para fornecer uma aparência consistente e também para tornar mais fácil para os mantenedores do tema de ícones configurar ícones para o Xfce, decidimos seguir o esquema de nomenclatura rDNS para arquivos de desktop. O mesmo esquema de nomenclatura já é seguido pelo Gnome, por isso é bastante difundido em ambientes baseados em Gtk. Finalmente:

Sendo eu mesmo um mantenedor do tema de ícones, entendi que isso levaria a trabalho para outros. Sean até criou um script para tornar mais fácil para todos atualizar os temas existentes.

Atualizações de plug-in

Tomei uma olhada nas três “plugins de monitoramento” mais proeminentes do Xfce, ou seja, CPU-graph , Systemload e Netload . Criei novos ícones para todos os três em um estilo consistente com os ícones introduzidos no Xfce 4.16 e também transferi Systemload para o Xfconf.

Eu também atualizei o plugin Weather um pouco, adicionando um novo ícone, portando para o Xfconf e melhorando o UX das configurações e janelas de resumo de previsão.

Finalmente, alguns dos plug-ins mencionados acima agora implementam a API xfce_dialog_show_help, que cria um botão “Ajuda” com link para a documentação do plug-in. Isso foi possível graças ao Kev , que portou as páginas de documentação do plugin para docs.xfce.org e as harmonizou, sempre que possível. Ele também ajudou a adicionar mais desses botões de “Ajuda” e provavelmente continuaremos atualizando nossos plug-ins em paralelo ao ciclo 4.18 para tornar mais fácil para os usuários encontrarem a documentação online correspondente.

A breve atualização de status do Xfce pós-4.16 pode ser encontrada no blog do Simon.

a-qualcomm-esta-fabricando-um-console-baseado-em-android

A Qualcomm está fabricando um console baseado em Android

Webinar GRATUITO SUSE: Introdução a Kubernetes e Rancher