in

Como acessar aplicação gráfica com o SSH

Por causa da Covid-19, muitos estão trabalhando de homeoffice, sendo assim veremos nesse post como acessar aplicação gráfica com o SSH.

Nesse post vamos ver como acessar aplicação gráfica com o SSH (Secure Shell) porque no momento (30/03/2020) muitos estão trabalhando de homeoffice por causa do Covid-19 assim precisando ter acesso as suas máquinas no trabalho e muitos necessitam subir alguma aplicação gráfica.

Sempre que precisamos acessar outra máquina pela internet e ter acesso à mesma para fazer algum tipo de serviço, manutenção ou até mesmo copiar documentos que esteja precisando, fazemos isso por SSH que é o modo seguro de acesso.

O SSH fornece um canal seguro sobre uma rede insegura em uma arquitetura cliente-servidor, conectando uma aplicação cliente SSH com um servidor SSH. Aplicações comuns incluem login em linha de comando remoto e execução remota de comandos, mas qualquer serviço de rede pode ser protegido com SSH.

Como acessar aplicação gráfica com o SSH

O sistema usado para acesso SSH é o Debian 10 Buster e assim acessarmos remotamente o Fedora 31.

Muitos necessitam acessar as máquinas no trabalho que geralmente o fazem com o comando:

$ ssh usuá[email protected]

Deste modo, temos acesso à máquina a qual estamos conectando mas não temos acesso à aplicação gráfica que para muitos não adiantará ter acesso sem poder abrir tal aplicação.

Vamos ver como é simples ter acesso com o SSH e assim poder abrir a aplicação gráfica que precise para poder trabalhar.

ManPage SSH

Antes, sempre é bom dar uma olhada no manpage do comando e assim aprender um pouco mais sobre o mesmo. Abaixo veja o manpage simplificado do SSH executado com o TLDR.

$ tldr ssh

Para uma melhor compreensão do que pode ser feito com o SSH, leia a manpage principal.

$ man ssh

Opções “-C” e “-X” para acesso à aplicação gráfica.

Acessando o Fedora 31 pelo Debian 10

Em meu caso, vou acessar a máquina da empresa que tem o Fedora 31 pelo Debian 10 de meu desktop. Para ter acesso à máquina no trabalho, vale lembrar que já temos que estar conectado na VPN da empresa.

Na imagem abaixo vemos que estamos no sistema Debian 10 e acessamos o Fedora 31 com o comando SSH e as opções “-C” e “-X”.

$ ssh -C -X [email protected]

Com isso, basta executar o comando da aplicação gráfica para a mesma ser carregada no desktop. Em nosso exemplo foi usado o Firefox, como podemos ver a sua versão no Fedora e também executando o Zabbix.

Pronto! Vimos nesse post como acessar aplicação gráfica com o SSH. Esperamos que esse post sirva para você ter acesso à aplicação gráfica na sua máquina de sua empresa nesse momento mundial de homeoffice por consequência da Covid-19.