Todos sabem que a tarefa de compartilhar arquivos através do samba é muito fácil no KDE já que ele possui muitas configurações que facilitam este trabalho. Entretanto, no GNOME, a ferramenta nativa shares-admin não é tão intuitiva e acaba exigindo configuração por comandos para poder compartilhar arquivos sem autenticação. Nos comentários deste bug tem vários relatos a respeito do que estou falando. Hoje saiba como configurar o Samba no Ubuntu, Linux Mint, Debian e derivados.
Eu mesmo encontrei um erro. Quando uso o shares-admin a opção browseable é erroneamente definida como browsable. Enquanto não melhoram esta ferramenta, encontrei um ótimo artigo para configurar o samba. Nesta dica, saiba como configurar o Samba no Ubuntu, LinuxMint e no Debian.
“Antes de começar verifique se sua rede está OK.
Para ter certeza, abra um Terminal (Acesse menu -> Aplicações -> Acessórios -> Terminal) e efetue o comando ping (Ex. ping 192.168.1.20). Este ip pode ser da máquina que você pretende acessar pela rede. Se o ping estiver respondendo, quer dizer que está tudo ok. Caso contrário, verifique as definições de IP, mascara, cabeamento, etc…
O SaMBa é o sistema responsável pela comunicação entre máquinas Unix (Linux) e Windows, usando protocolo TCP/IP. Quando se fala em servidores de arquivos em rede heterogêneas, na grande maioria dos casos o SaMBa será utilizado, pois ele permite compartilhamento de arquivos, diretório e impressoras, com ou sem controle de acesso (autenticação).
Configure o Samba no Ubuntu, Debian, ou Linux Mint de forma fácil.
Bom… vamos ao que interessa. Neste tutorial irei explicar como configurar o samba no Ubuntu.
Abra um terminal. (menu -> Aplicações -> Acessórios -> Terminal)
Primeiramente devemos instalar o pacote samba.
Depois de concluído o download/ instalação do pacote via APT, o sistema irá criar o arquivo smb.conf dentro da pasta “/etc/samba/”. Este é responsável pela configuração do Samba.
Antes de mais nada, vamos fazer um back-up do arquivo:
Particularmente gosto do VI para editar os arquivos .conf, mas use um editor de sua preferência.
Para quem quiser usar o VI, execute o comando para editá-lo:
Salve o arquivo de configuração, e execute este comando para reiniciar o samba
ou se estiver usando uma versão mais atual:
Caso tenha colocado security = user, no momento que for acessar por uma máquina Windows será exibido uma tela de login e senha. Para cadastrar esta senha no linux execute os seguintes comandos.
Primeiramente adiciona na lista de usuários do Linux. Este comando adiciona usuário teste na lista de usuários do Linux:
Este comando adiciona o usuário na lista de usuários do Samba:
Com esta configuração do Samba no Ubuntu, não tem erro…!!!”
Também dei permissão de escrita, leitura e execução recursiva para o diretório compartilhado home/sempreupdate/Dicas para outros usuários com o comando:
Desta forma, não é exigida autenticação e qualquer pessoa pode acessar o diretório e escrever nele. Nesta dica, você viu como configurar o Samba no Ubuntu, LinuxMint e no Debian.