Como corrigir o erro do grub error: unknown filesystem. grub rescue

Neste artigo vamos ver como corrigir o erro do grub error: unknown filesystem. Geralmente, este erro vem acontecendo com muitos usuários que estão utilizando o Windows em dual boot com o Linux. Mas existem outros casos em que este erro pode aparecer, e acredite: Não é preciso formatar tudo novamente.

Corrigindo o erro do GRUB grub error: unknown filesystem. grub rescue!

Antes de começar, lembre-se que a maioria das distribuições disponibilizam a correção deste erro via CD/DVD de instalação, então utilize esse método que é mais simples, mas se não deu certo, siga os passos abaixo:

Para começar vamos listar todos os dispositivos que temos em nosso computador:

ls

Agora, vamos localizar aonde a instalação do Linux Mint ou do seu sistema operacional está instalado, neste caso será a de número 6. Então, vamos seguir, digite o comando abaixo para listar os diretórios:

ls (hd0,msdos6)/

Bom, este erro acontece quando o grub não consegue mais reconhecer o seu sistema de arquivos, então para por o trem nos trilhos vamos executar o comando abaixo:

set prefix=(hd0,6)/boot/grub

Vamos definir agora o caminho para a imagem do Kernel:

set root=(hd0,6)

Para continuar, você pode observar que agora o cenário é outro e tudo está novamente no lugar, mas não acabou ainda, precisamos executar mais alguns comandos:

ls /

Vamos fazer mais uma checagem, agora execute o comando abaixo:

insmod normal
Pronto, tudo esta normal até agora, mas não reinicie ainda, vamos para o último comando:
$ sudo update-grub
$ sudo grub-install /dev/sda
Esperamos ter ajudado a corrigir o Erro do GRUB:  grub error: unknown filesystem. grub rescue, não é nada espantoso e nem precisa formatar.
Seu plano de TV custa muito caro ou você ainda não possui um por causa do preço? Acesse o site SKY e conheça os pacotes baratinhos da operadora com canais incríveis para você assistir os melhores filmes e séries.
Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.
Sair da versão mobile