in

Como deixar o Mozilla Firefox com a cara do Chrome

Pacote de personalização traz o Chrome para o Firefox

Como deixar o Mozilla Firefox com a cara do Chrome

O mundo dos navegadores praticamente se divide em dois. Há todos aqueles baseados no Chromium e o Mozilla Firefox. Este último é considerado uma alternativa mais privada ao Google Chrome. Para iniciantes, escolher entre os dois, no entanto, não é uma tarefa fácil. Ainda mais difícil é mudar de um para outro.

No entanto, graças a um novo pacote de personalizações chamado ChromeFox e disponível no GitHub, você pode tecnicamente facilitar a transição do Google Chrome para o Mozilla Firefox, mantendo a aparência familiar do navegador do Google.

Caso você não pense que isso é importante, a falta de uma interface familiar é a principal razão pela qual muitas pessoas se recusam a migrar de um produto para outro. Portanto, isso acontece em muitos outros domínios além do software.

Sobre o ChromeFox

Voltando aos navegadores, o ChromeFox faz exatamente isso: ele atualiza a interface do Mozilla Firefox para torná-lo parecido com o Google Chrome. Então, qualquer um que venha do navegador do Google deve se sentir mais em casa quando experimentar o Firefox.

O ChromeFox vem com guias arredondadas, barras de rolagem de sobreposição, uma barra de favoritos que só é exibida em novas guias e um preenchimento de item de barra de favoritos maior. Tudo isso deve criar uma interface do usuário do Google Chrome que você pode ver na captura de tela abaixo.

ChromeFox no Firefox

Instalação

Instalar o ChromeFox não é necessariamente uma tarefa difícil, porém é um pouco mais complicado do que instalar uma extensão ou qualquer outro add-on para o Mozilla Firefox.

O que você precisa fazer é ir para a página oficial do GitHub do projeto e baixar o pacote de customizações. Em seguida, você precisa extrair todo o conteúdo do arquivo para o diretório de perfil do Mozilla Firefox.

Se você não sabe onde isso é, não há problema. Você pode encontrá-lo facilmente clicando no botão do menu Firefox no navegador e seguindo este caminho:

Help > Troubleshooting Info > Profile Directory > Open Folder

Em seguida, você precisa criar uma pasta chamada chrome se ela não estiver lá. Então, nesse diretório recém-criado, deve colocar o conteúdo do archive que você baixou do GitHub.

Assim, na próxima vez que você iniciar o Firefox, a aparência do Google Chrome deverá estar ativada por padrão.

ChromeFox no Firefox

Vale a pena?

O que vale a pena saber é que esse pacote de personalização vem sem opções ou configurações, então não dá para fazer grandes mudanças. Se você é um desenvolvedor,  pode realmente alterar alguns valores aqui e ali. No entanto, fora isso, não dá para fazer mais.

Se, em algum momento, você quiser remover a aparência do Google Chrome e retornar à interface clássica do Mozilla Firefox, a única coisa que você precisa fazer é excluir a pasta chrome criada por você ou apenas remover os arquivos colocados nela.

Nos testes realizados, a customização funcionou perfeitamente. É claro que, para os defensores do Firefox, fazer com que seu navegador favorito pareça o rival número um pode não ser uma boa ideia. Mas, como sempre, é bom saber que esta opção existe.

O ChromeFox não é  a única alternativa para realizar esta mudança.  Existem várias alternativas que fazem praticamente a mesma coisa. Uma das mais usadas é o MaterialFoxVocê também pode experimentá-lo baixando o pacote do GitHub. As instruções para instalação estáo no link e são semelhantes ao anterior.

Fonte

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Cai uso do Steam no Linux

Falha permite acesso remoto através do Steam

MATE 1.22 lançado com melhor suporte Wayland

MATE 1.22 lançado com melhor suporte Wayland