in

Como evitar extensões maliciosas no seu navegador?

Confira as dicas que podem ajudar você a deixar a navegação na Web no seu computador ou celular mais segura.

Como evitar extensões maliciosas no seu navegador?

As extensões do navegador são ferramentas úteis que podem aprimorar sua experiência de navegação na Web de maneiras simples. Desde acelerar a navegação até automatizar tarefas de navegação repetitivas, as melhores extensões de navegador funcionam silenciosamente e perfeitamente em segundo plano. Infelizmente, há outra categoria de extensões que podem prejudicá-lo. No entanto, saiba como evitar extensões de navegador Web maliciosas.

Essas são as extensões que, por design defeituoso ou por intenção maliciosa, podem causar danos ao seu computador ou pôr em risco seus dados pessoais.

Portanto, confira as dicas abaixo para evitar extensões maliciosas no seu navegador Web, garantindo que as extensões usadas não causem problemas.

Leia as permissões com atenção

Como evitar extensões maliciosas no seu navegador?

Quantas pessoas gastam tempo lendo a página de permissões inteira antes de instalar uma extensão? E, no entanto, esse é o primeiro passo para garantir que um programa não realize atividades indesejadas usando seu dispositivo.

Pode parecer tedioso, mas consulte as permissões para verificar se o programa está solicitando acesso a mais informações pessoais do que o necessário para desempenhar sua função ou de qualquer outra maneira que pretenda usar suas informações pessoais de uma maneira que você não é. confortável com.

Use apenas extensões confiáveis

Embora existam muitas extensões de navegador na Chrome Web Store e na biblioteca de Complementos do Firefox, você não deve apenas instalar extensões de qualquer desenvolvedor.

É muito fácil para os cibercriminosos criar extensões com código oculto adicional para roubar seus dados.

Antes de instalar uma extensão, verifique as classificações e comentários de outros usuários. Faça uma pesquisa online das extensões para verificar se há críticas negativas ou violação de dados.

Em caso de dúvida, você também pode enviar um e-mail ao desenvolvedor para esclarecimentos.

Se você não confia no desenvolvedor ou no que a extensão está fazendo, não o instale ou remova-o imediatamente se você já o tiver instalado.

Use o menor número possível de extensões

Quando se trata de extensões, mais não é melhor. Se você tiver uma dúzia de extensões trabalhando em segundo plano enquanto navega na Web, elas podem atrasar sua navegação e consumir seu plano de dados.

E, é claro, quanto mais extensões você tiver, maior a chance de malware entrar sob o seu radar.

Novo conjunto de permissões

Como evitar extensões maliciosas no seu navegador?

Se uma extensão pré-instalada solicitar subitamente um novo conjunto de permissões, ela poderá ter sido hackeada ou vendida a terceiros e precisará ser removida.

Essa é uma tática usada com frequência por criminosos cibernéticos, onde eles compram empresas de programação legítimas que caíram e depois usam sua reputação entre os usuários para vender aplicativos defeituosos.

Nunca concorde com um novo conjunto de permissões de um aplicativo existente sem descobrir o motivo exato por trás da lista de permissões atualizadas.

Evitar aplicativos agrupados

Não se apaixone por sites que oferecem várias extensões agrupadas, como um mercado de pulgas online.

Se o programador deseja que você baixe seus aplicativos em massa, é mais do que provável que ele queira colocar alguns programas indesejáveis na multidão.

Depois de ativar um dos aplicativos desse pacote, ele também ativa os hacks de malware, que podem começar a virar o dispositivo de cabeça para baixo e causar danos incalculáveis.

Conclusão

As extensões são ferramentas úteis, mas, como em qualquer outro programa, o tipo errado de extensão pode fazer mais mal do que bem.

Desde que você aplique o mesmo tipo de abordagem de bom senso ao uso de extensões do navegador, como faria ao usar um novo software, você poderá proteger seu dispositivo contra os piores tipos de extensões com defeito.

Então, neste artigo, descobrimos como evitar extensões de navegador maliciosas, deixando a navegação na Web no seu computador ou celular mais segura.

Via: Make Tech Easier

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

tecnologia-residencial-inteligente-pode-ajudar-a-despejar-inquilinos

Tecnologia residencial inteligente pode ajudar a despejar inquilinos!

google-empresa-usa-ia-no-buscador-e-melhora-resultados-de-pesquisa

Google: empresa usa IA no buscador e melhora resultados de pesquisa!