Como gerenciar plugins no Vim com o Pathogen no Linux!

Emanuel Negromonte
Emanuel Negromonte

O Vim é um editor de texto altamente configurável com centenas de plugins que podem ser instalados. Muitos deles são adaptados para usos específicos, como programação em uma determinada linguagem ou até ajudar na escrita de um texto comum, outros são mais gerais e melhoram as capacidades existentes do Vim. Qualquer que seja a sua finalidade você terá que gerenciar esses plugins.

Existe uma série de gerenciadores de plugins para o Vim, mas o Pathogen é o mais universal e simples de instalar e usar. O Pathogen funciona puxando todos os plugins do Vim em um determinado diretório para sua instalação no editor de texto e depois são ativados com uma linha no arquivo .vimrc.

No entanto, se você quer aprender a utilizar o VIM, saiba que separamos um artigo para você:

Pacotes necessários para instalar o Vim e o Git Curl

Antes de começar, você deve ter instalado, claro, o Vim e o Git Curl em seu sistema. Eles são pacotes muito comuns em qualquer distribuição Linux, por isso não há muita necessidade de entrar em detalhes aqui, basta instalá-los, caso você não tenha use o comando abaixo para fazer a instalação:

Para instalar os pacotes necessários no Ubuntu, Debian e derivados, execute o comando abaixo. Lembre-se que no caso do Debian, execute o comando sem o sudo.

Terminal
sudo apt install vim git curl

Fedora e derivados:

Terminal
sudo dnf install vim git curl

Arch Linux e derivados:

Terminal
sudo pacman -S vim git curl

Configurando os diretórios

Tudo isso é feito localmente, pelo usuário. Ele requer uma pasta .vim no diretório /home. Se ainda não o tiver, você tem que criar usando o seguinte comando:

Terminal
mkdir ~/.vim

Vamos entrar na pasta que acabamos de criar, e dentro dela criaremos mais duas pastas autoload e bundle.

Terminal
cd ~/.vim
mkdir autoload
mkdir bundle

Instalando o Pathogen

A melhor maneira de instalar o Phathogen é clonado-o diretamente do seu repositório do Github. Para que o Pathogen seja executado automaticamente, ele precisa ser instalado no diretório autoload que acabou de ser criado. Quando a clonagem do repositório terminar, você terá o Pathogen instalado.

Terminal
cd autoload
curl -LSso ~/.vim/autoload/pathogen.vim https://tpo.pe/pathogen.vim

Configurando o .vimrc

Você precisa adicionar algumas linhas ao arquivo .vimrc. Caso não tenha o arquivo .vimrc, você poderá criá-lo e logo em seguida adicionar o Pathogen.

Terminal
vim ~/.vimrc
execute pathogen#infect()
syntax on 
filetype plugin indent on

Caso já tenha alguma coisa configurado no .vimrc, coloque a seguinte linha no arquivo.

execute pathogen#infect()

Instalando plugins usando Pathogen

Toda a razão pela qual você instalou o Pathogen, foi para instalar os plugins de uma forma mais rápida e aumentar a sua produtividade no Vim. Agora, está tudo pronto para a instalação.

Vamos instalar o Emmet-vim usando o Pathongen, para isso use esse comando:

Terminal
cd ~/.vim/bundle/
git clone https://github.com/mattn/emmet-vim.git

O comando acima faz com que você entre na pasta ~/.vim/bundle e clone o repositório do plugin Emmet-vim que está hospedado no GitHub.

Agora, criaremos um arquivo index.html para testar o Emment.

Terminal
vim index.html

Pressione a tecla ‘i’ para entrar no Modo de Inserção, depois digite html:5 deixe o cursor na frente do número 5 e pressione ao mesmo tempo as teclas Ctrl+y e logo na sequência pressione ‘,’ não demore muito para digitar a vírgula. Se você tiver feito tudo certo aparecerá isso:

Para instalar outros plugins você só precisa clonar o repositório do GitHub para a pasta ‘/.vim/bundle/’.

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.