Quando você está tentando solucionar problemas gráficos, a primeira coisa que você quer saber é como identificar no Linux qual placa de vídeo você possui.
O Linux possui vários comandos para verificar as informações de hardware. Você pode usá-los para verificar qual placa gráfica (também chamada de placa de vídeo) você possui. Dessa maneira, vamos te mostrar alguns comandos para obter informações sobre a GPU no Linux.
Como identificar no Linux qual placa de vídeo você possui?
Use o comando lspci para encontrar a placa gráfica
O comando lspci exibe as informações sobre os dispositivos conectados através dos barramentos PCI. Basicamente, este comando fornece detalhes sobre todos os dispositivos periféricos do sistema, desde o teclado e o mouse até as placas de som, de rede e gráficas.
Por padrão, você terá uma lista enorme desses dispositivos periféricos. É por isso que você precisa filtrar a saída da placa gráfica com o comando grep desta maneira:
Isso deve mostrar informações de uma linha sobre sua placa gráfica:
Como você pode ver, esta máquina de exemplo possui uma placa de vídeo Intel HD 620.
Obtenha informações detalhadas da placa de vídeo com o comando lshw
O comando lspci é bom o suficiente para ver qual placa gráfica você possui, mas não lhe diz muito. Dessa forma, você pode usar o comando lshw para obter mais informações.
Este comando requer que você tenha acesso root. Além disso, você precisa especificar que está procurando informações da placa de vídeo desta maneira:
Assim, como você pode ver na saída abaixo, este comando fornece mais informações sobre a placa gráfica, como taxa de clock, largura de banda, driver etc.
Verifique os detalhes da placa de vídeo graficamente no Linux
Por fim, não é necessário que você use a linha de comando para encontrar detalhes da placa gráfica no Linux. A maioria das distribuições Linux (ou melhor, ambientes de desktop) fornece detalhes essenciais no aplicativo de configurações.
Por exemplo, se você estiver usando o ambiente de área de trabalho GNOME, poderá verificar os detalhes na seção Sobre das Configurações. No Ubuntu 20.04 é assim:

Fonte: It’s FOSS