Dicas

Como instalar o LibreOffice 6.1.4 no Fedora 29,28 e no CentOS/RHEL 7.5

0
como-instalar-o-libreoffice-6-1-4-no-fedora-2928-e-no-centos-rhel-7-5

Já tem algum tempo que a série do LibreOffice 6.1.x foi lançado, no entanto, a Comunidade LibreOffice sempre orienta que a instalação seja feita diretamente do código fonte distribuído pela The Document Foundation. Essa recomendação parte do princípio de que algumas distribuições podem alterar no sentido de acrescentar ou remover, alguns recursos ou correções que possam estar presente no código fonte originalmente lançado e assim, os usuários podem não aproveitar todo o potencial o novíssimo LibreOffice 6.1.4 que foi lançado em dezembro de 2018 e que inclusive fizemos uma postagem contando um pouco das novidades do LibreOffice 6.1.x

Instalando o LibreOffice 6.1.4 no Fedora 29,28 e no CentOS7.5 ou RHEL 7.5

Para instalar o LibreOffice 6.1.4 é muito simples e não tem como errar. Primeiro nós vamos fazer o download do arquivo mais recente. Este arquivo contém todo o código fonte da versão recente do LibreOffice e vamos compilar e instalar. Lembre-se que a Comunidade LibreOffice costuma sempre atualizar suas versões e implementar recursos, então possa ser que na hora que você estiver vendo este artigo uma nova versão já esteja disponível, então abaixo você verá um botão que contém um  link direto para o repositório do LibreOffice, daí após abrir o site é só escolher a sua arquitetura e verificar se há uma versão mais recente.

Repositório do LibreOffice

Agora, que você já verificou se o pacote do LibreOffice é o mais recente vamos ao processo de instalação. Tudo o que você precisa fazer depois disso, é copiar o link novo e pronto, porque todo o resto deste artigo é igual e não mudará independente da versão que você esteja instalando.

No momento da escrita deste artigo, a versão mais recente é a LibreOffice 6.1.4. Abra um Terminal e execute os comandos conforme exemplificado abaixo e fique atento a arquitetura da sua distribuição.

Download do LibreOffice 6.1.4

Para Fedora 29,28 e no CentOS/RHEL 7.5 de 64 bits:

wget http://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/6.1.4/rpm/x86_64/LibreOffice_6.1.4_Linux_x86-64_rpm.tar.gz

Para Fedora 29,28 e no CentOS/RHEL 7.5 de 32 bits:

wget http://download.documentfoundation.org/libreoffice/stable/6.1.4/rpm/x86/LibreOffice_6.1.4_Linux_x86_rpm.tar.gz

Mudando para ROOT

E mais uma vez vamos usar o ROOT, então execute o comando abaixo para mudarmos.

su -

Ou se preferir:

sudo -i

Extração do pacote do LibreOffice 6.1.4

Extraindo o arquivo:

tar -xvf LibreOffice_6.1.4*

Ao extrair uma pasta é criada com todo conteúdo, agora vamos entrar na pasta:

cd LibreOffice_6.1.4*

Instalando ou atualizando para o LibreOffice 6.1.4

Para instalar ou atualizar no Fedora 29,28 ou 27 execute o comando abaixo:

dnf install RPMS/*.rpm

Para instalar ou atualizar no CentOS 7.5 ou Red Hat (RHEL) 7.5, execute:

yum localinstall RPMS/*.rpm

Iniciando o LibreOffice

Como você viu, não tem mistério para instalar o LibreOffice 6.1.4 no Fedora, CentOS ou RHEL, é muito simples. Agora vamos iniciar a aplicação, para isso execute o comando abaixo:

libreoffice6.1

Ou se preferir:

/opt/libreoffice6.1/program/soffice

É isso, caso você tenha alguma dúvida ou questões, entre em nosso grupo no Telegram, por lá você consegue obter ajuda caso precise!

Emanuel Negromonte
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

DaVinci Resolve 15.2.3, um editor poderoso audiovisual disponível para Linux! E grátis!

Previous article

Como criar pendrive de boot em qualquer distribuição Linux

Next article

You may also like

More in Dicas