Como instalar o Oracle Java 11 no Ubuntu

A Oracle lançou o Java 11, que foi marcado por ser a primeira versão com suporte de longo prazo, ou também chamada de LTS. E hoje, para facilitar a vida de muitos usuários do Ubuntu, Linux Mint ou Debian, vamos fazer a instalação via PPA, e sem nenhum problema.

É importante destacar que o pacote do Oracle Java 11 que está disponível nesta PPA, é o originalmente distribuído pela empresa. O que muda é apenas o empacotamento e o repositório. E hoje você saberá como instalar o Oracle Java 11 no Ubuntu, Debian, Linux Mint, também aplicado às suas inúmeras variações.

Observe que o pacote fará o mesmo efeito quando comparado ao pacote da Oracle que você teria que extrair os arquivos. Assim, você pode analisar o pós-instalação, e perceber que os pacotes estão no /usr/lib/jvm/jdk-11.

O instalador do Oracle Java 11 desta PPA pode definir o Java 11 como padrão e definir variáveis de ambiente (JAVA_HOME, etc.). Desta forma, todo o trabalho será feito para você.

O instalador apenas fará o download do Oracle Java 11 (disponível apenas para 64 bits) dos servidores da Oracle. Isso ocorre porque a licença não permite o upload do binário para o PPA. Esta PPA é alimentada pela Linux Uprising.

Instalando o Oracle Java 11 (JDK 11) no Ubuntu, Linux Mint ou Debian via PPA

Para instalar o Oracle Java 11 no Ubuntu ou Linux Mint, siga os passos abaixo. Primeiramente vamos abrir um Terminal, você pode fazer isso manualmente ou se preferir use o atalho Ctrl + Alt + T e cole os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:linuxuprising/java
sudo apt update

Agora vamos para o processo de instalação, execute o comando abaixo:

sudo apt install oracle-java11-installer

Se você é um usuário do Debian de 64 bits, você deve executar os comandos abaixo para instalar o Oracle Java 11.

Você verá duas opções: Na primeira opção, o Oracle Java 11 não será definido como padrão no Debian. Mais adiante você verá o pacote que vai defini-lo como padrão. Escolha a que você julgar mais interessante.

su -
echo "deb http://ppa.launchpad.net/linuxuprising/java/ubuntu bionic main" | tee /etc/apt/sources.list.d/linuxuprising-java.list
apt-key adv --keyserver hkp://keyserver.ubuntu.com:80 --recv-keys 73C3DB2A
apt-get update
apt-get install oracle-java11-installer
exit

O oracle-java11-installer tem um campo Recommends para o oracle-java11-set-default que define o Oracle Java 11 como padrão (incluindo a configuração da variável de ambiente JAVA_HOME, que requer uma reinicialização da sessão). Esses pacotes recomendados são instalados automaticamente no Ubuntu, mas não em outras distribuições Linux baseadas puramente no Debian.

Agora, vamos para o comando de instalação. Nesta opção observe que temos o item default, ele vai definir o Oracle Java 11 como padrão no Debian.

sudo apt install oracle-java11-set-default

Para verificar a versão do Java instalado execute o comando abaixo:

java -version

Caso queira desinstalar o Oracle Java 11 no Ubuntu, Linux Mint ou Debian, execute o comando abaixo:

sudo apt remove oracle-java11-set-default

É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o Oracle Java 11 no Ubuntu, Linux Mint e Debian. Qualquer dúvida, chame-nos no grupo via Telegram. Busque por @sitesempreupdate já somos mais de 1500 usuários por lá!

Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Brasil lidera rank de roteadores “sequestrados” para mineração

    Previous article

    Qual distro Linux devo usar?

    Next article

    You may also like

    More in Dicas