in

Como instalar o Sunflower, um gerenciador de arquivos no Ubuntu, Debian, Linux Mint e derivados

como-instalar-o-sunflower-um-gerenciador-de-arquivos-no-ubuntu-linux-mint-e-derivados

Se você gosta de organizar pastas e assim ter controle sobre a localização e até tipagem de arquivos, saiba que o Sunflower pode ser o que você procurava. O Sunflower é um excelente gerenciador de arquivos, e com vários recursos que podem deixar tudo mais organizado. Hoje, saiba como instalar o Sunflower no Ubuntu, Linux Mint e derivados.

Instalando o Sunflower no Ubuntu e variações

Para instalar o Sunflower vamos utilizar uma PPA do projeto, o repositório garante que você tenha a versão mais recente do gerenciador de arquivos. De acordo com o que analisamos, o pacote para o Ubuntu 18.04 e posteriores ainda não foi lançado, no entanto, há uma promessa que o lançamento ocorra nos próximos meses.

Para instalar o Sunflower vamos precisar do Terminal, você pode abri-lo manualmente, ou se preferir, utilize o atalho Ctrl + Alt + T e cole os comandos abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:atareao/sunflower

Agora vamos atualizar o repositório, para que assim, a PPA do Sunflower possa fornecer o arquivo de instalação:

sudo apt-get update

E por fim, vamos para o comando de instalação do Sunflower no Ubuntu:

sudo apt-get install sunflower

Se por algum motivo você queira desinstalar o Sunflower do Ubuntu, execute o comando abaixo:

sudo apt-get remove sunflower*

Instalação alternativa do Sunflower no Ubuntu, Debian e derivados

Se você estiver usando uma versão muito recente de qualquer sistema baseado no Debian, certamente não deve encontrar os pacotes na PPA. Então, vamos seguir com a instalação do Sunflower no Ubuntu, Linux Mint, Debian e derivados usando um método alternativo e que é efetivamente a melhor escolha.

A primeira coisa que você tem que fazer é verificar o pacote .deb do Sunflower mais recente, isso é possível através do botão abaixo. Assim que você identificar a versão mais recente, copie o link, pois vamos fazer o download e seguir com a instalação.

Download – Sunflower

Agora que já temos a versão mais recente, neste momento é a 0.3.61 vamos então colar o link que copiamos anteriormente. A seguir vamos fazer o download do pacote.

wget http://sunflower-fm.org/pub/sunflower-0.3.61-1.all.deb -O sunflower.deb

Em seguida vamos iniciar o processo de instalação. Perceba que vamos utilizar o sudo, e que por padrão o Debian não vem com o sudo habilitado, você pode executar os comandos como root ou se preferir, pode seguir o nosso tutorial de como instalar e habilitar o sudo no Debian. Para distribuições como Ubuntu, Linux Mint e derivados, você pode seguir o processo normal.

sudo dpkg -i sunflower.deb

Agora, para garantir que tudo esteja de acordo, vamos fazer uma checagem se o nosso pacote recém instalado precisa de alguma dependência, para isso execute o comando abaixo:

sudo apt-get install -f

Se por algum motivo você quer desinstalar o Sunflower, então execute o comando abaixo:

sudo apt-get remove sunflower*

Esperamos ter ajudado.

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

000 - Instalando cliente XMPP no Debian v7

Instalando cliente XMPP no Debian

como-instalar-o-sunflower-um-gerenciador-de-arquivos-no-fedora-opensuse-centos-e-derivados

Como instalar o Sunflower, um gerenciador de arquivos no Fedora, OpenSUse, CentOS e derivados