Take a fresh look at your lifestyle.

Como instalar o Ubuntu 16.04.3 com um guia feito por um usuário

Veja como é fácil instalar o Ubuntu, são pequenos passos e pronto, você estará usando GNU/Linux.

Se você é um usuário do Windows e tem muita vontade em migrar para o Linux, saiba que tudo é muito simples. Existem várias distribuições GNU/Linux que você pode instalar em seu computador, e não se preocupe, são raros os casos em que você precise buscar drivers disso ou daquilo na internet. Inicialmente fizemos uma lista com as melhores distribuições Linux para você testar em 2018, neste artigo mostramos um pouco das particularidades de cada uma e cabe a você escolher qual delas usar, ou testar todas.

Hoje você saberá como instalar o Ubuntu 16.04.3, mas não se preocupe, o processo de instalação é o mesmo para versões posteriores, como o Ubuntu 18.04 que será lançado este ano.

Este artigo é altamente recomendado para quem quer instalar o Ubuntu, certamente você já deve ter ouvido falar nesta distribuição. O Ubuntu, é popular, seguro e fácil de instalar e usar, e nós criamos este tutorial para que você possa fazer a instalação sem nenhuma complicação. Caso você tenha dificuldades, instale o aplicativo chamado Telegram no seu Smartphone e busque pelo nosso grupo de usuários, procure pelo termo @sitesempreupdate somos mais de 1300 pessoas que podem lhe ajudar em caso de dificuldades.

Um tutorial para instalar o Ubuntu Linux, mas não se preocupe que não é “O Guia Definitivo”.

Então vamos lá com esse guia. Sei que temos na internet muitos bons tutorias e guias ensinado como instalar a maioria das distribuições Linux. Sei também que esse pode ser mais um, mas aprendi que não devemos nos cansar de dizer ou fazer as mesmas coisas. Eu por exemplo tenho muita dificuldade em apreender algo novo, então faço de mim um exemplo: Repito, repito, repito e repito, até que entre na minha cabeça.

Preparação

Nesse tutorial, ou guia, farei a instalação dentro do VirtualBox criando uma máquina virtual. Máquina virtual? VirtualBox? Perdão. Achei que conhecia o termo. Então aí está um link de dentro do nosso site para que você comece corretamente entendendo um pouco mais do que irei falar durante a matéria. Não sei se o Ubuntu que você instalará será o único na sua máquina ou se ele dividirá o HD com outro sistema operacional. Isso ainda é uma decisão sua pois não sei qual seu nível de conhecimento dentro do mundo Linux. Então reflita e veja qual a melhor opção, mas antes de tudo faça uma cópia de segurança dos seus dados.

Você já tem em seu computador a ISO do Ubuntu? Se ainda não, siga esse link para baixar a versão 16.04.3 do Ubuntu. Lembrando que esse link é do Ubuntu 16.04.3 64 Bits, mas caso sua máquina seja da arquitetura 32 Bits use esse outro link.

Antes do início vale lembrar que essa é a maneira como eu instalo, podendo ocorrer algumas variações em relação a outros tutoriais, ou guias, que estão por aí na internet. Outro ponto é que essa é uma instalação para sua máquina de uso caseiro, talvez não se aplique a outras necessidades, como para uso em programação ou para criação de hospedagem de serviços, como páginas web, proxy, dns, firewall, domínio, etc.

Iniciando a ISO do UbuntuInstalar o Ubuntu 16.04.3- Linguagem

Vendo a imagem acima observamos que estou usando o VirtualBox, e essa seria a primeira imagem após você ter reiniciado, já definindo no SETUP quem será o First Boot, a máquina com um pendrive ou um CD/DVD com sua ISO do Ubuntu já pronta.

Antes de chegar a essa tela apareceria a imagem abaixo, na qual eu pressionei uma tecla, que no caso foi o “F2”, para já definir qual a linguagem a ser usada, que é o “Português do Brasil”.

Instalar o Ubuntu 16.04.3 -Tecle F2

Corra com as setas do teclado até a linguagem e estando sobre a escolhida pressione “Enter”.

Instalar o Ubuntu 16.04.3 - Experimentar ou instalar

Agora iremos optar por, já ir para a instalação ou carregar o sistema na memória. Eu sempre prefiro carregar o sistema na memória, mas isso sou eu. Veja o que é melhor para você, correndo com as setas até sua opção e pressione “Enter”.

Instalar o Ubuntu 16.04.3 - Loading

Na minha opção, aparece o sistema sendo carregado com esses pontos piscando até que esteja pronto. Pode ocorrer de no carregamento aparecer uma tela pedindo senha para o usuário Ubuntu, bastando pressionar “Enter”.

Instalar o Ubuntu 16.04.3 - Instalar

Vamos instalar o Ubuntu 16.04.3

Agora é só clicar nesse ícone destacado para começar a instalação.

Instalar o Ubuntu 16.04.3 - Bem vindo

Agora pressione o botão Continuar, mas querendo pode ler o que há de novo nessa versão no link “notas da versão”.

Instalar o Ubuntu 16.04.3 - Preparando

Se você já tiver uma conexão com a internet marque esses “check box” para que sejam baixadas as atualizações, casa haja alguma, e instalados esses softwares necessários principalmente para áudio e vídeo, e pressione o botão Continuar.

Como instalar o Ubuntu 16.04.3 com um guia feito por um usuário
Tipo

Na tela acima temos opções de tipo de instalação:

1ª – Apagará tudo. Por isso agora relembro o que falei sobre a cópia de segurança.

2ª – Essa é para os que levam a segurança muito a sério, não que eu não seja assim. Criptografar seria dar mais segurança aos seus dados. Sinceramente nunca o fiz. KKKK.

3ª – Essa com o LVM também nunca fiz, mas como a anterior vai depender do seu conhecimento, e é uma boa oportunidade para pesquisa e optar por usar ou não.

3ª – Apesar de ser avançada é a que  sempre usei.

Como instalar o Ubuntu 16.04.3 com um guia feito por um usuário
Tabela de partição

Onde abaixo de “Dispositivo” está escrito /dev/sda você pode selecionar com um click e pressione o botão “Nova tabela de partição”.

Como instalar o Ubuntu 16.04.3 com um guia feito por um usuário
Criação da Tabela de partição

Será mostrada a mensagem informando sobre a criação dessa tabela de partição, e caso tenha uma outra ela será apagada para dar lugar a nova, sendo uma ação irreversível. Estando ciente do risco (KKK) pressione o botão Continuar.

Como instalar o Ubuntu 16.04.3 com um guia feito por um usuário
Espaço livre

Particionamento – Ubuntu 16.04.3

Criada a tabela de partição, agora você tem esse espaço livre para definir as partições. Vamos lá….

Clique em “espaço livre” e vamos adicionar a primeira partição clicando no botão com o sinal  “+“.

Como instalar o Ubuntu 16.04.3 com um guia feito por um usuário
Partições

Vamos fazer de baixo para cima.

Defino primeiro a partição onde todos seus aplicativos serão instalados, além do Sistema operacional.

– Ponto de montagem: Clique no menu “drop down”. Aparecendo várias opções marque a barra (/).

– Em “Usar como” defina no menu o “sistema de arquivos com journaling ext4“.

– O Tamanho vai depender do espaço que você tem disponível no HD e de quais aplicativos você vai instalar depois de tudo pronto. Lembrando que está definido em Mb (1000 Mb = 1 Gb), e você pode fazer clicando em “mais” ou “menos” ou digitando o valor. Terminado pressione OK.

Como instalar o Ubuntu 16.04.3 com um guia feito por um usuário
Partições

Nessa instalação são definidas três partições. A primeira já foi para o sistema operacional e demais aplicativos. A segunda eu defino para a “Área de troca (swap)”. Eu sempre coloco mais do que tenho em memória RAM. Já ouvi uma série de orientações nessa definição de tamanho do SWAP. Uns já até me disseram que é algo obsoleto a ser definido, mas está aí, então façamos uso. Tendo sua máquina um bom hardware defina algo a partir de 3 Gb, que é o que eu sempre faço. Nunca fiz uso desse espaço, maaaaas.

A terceira partição é definida para ser usada como local de arquivamento do que você criar no seu dia a dia ou tiver que armazenar, como textos, fotos, vídeos, etc. Ela se chama home, e aí estarão localizadas as pastas de tanto quantos forem os usuários criados nessa máquina, mas a princípio será só você, ou seu usuário. As imagens da definição do SWAP só diferem do home e “/” é que no SWAP não é definido o sistema de arquivos. Você vai perceber isso no momento, fique atento.

Como instalar o Ubuntu 16.04.3 com um guia feito por um usuário
Sem SWAP
Com partições

Finalizada essa parte de definição de partições pressione o botão “instalar agora”. Se você esquecer de definir o SWAP o sistema irá te informar essa falta mas ainda vocẽ poderá prosseguir com a instalação. Outra mensagem após a anterior será sobre a irreversibilidade dessa ação, mas que antes você pode retornar desse ponto para alguma correção, te informando também do que foi mudado e criado.

Como instalar o Ubuntu 16.04.3 com um guia feito por um usuário
Horário

Layout do teclado – Instalação do Ubuntu 16.04

Onde você mora? Então clique no mapa para achar seu fuso horário ou escreva onde já está escrito São Paulo, e pressione o botão Continuar.

Teclado

Agora você vai lembrar lá do início quando você definiu a linguagem do sistema. Já está quase tudo pronto, mas eu sempre testo algumas teclas para ver se está mesmo tudo ok. Normalmente uso o “ç” e alguma vogal acentuada com o “á“. Pressiona o botão Continuar.

Usuário e senha

Criar usuário – Instalando o Ubuntu 16.04.3

Defina agora então:

Seu nome. Fazendo isso o próprio sistema já irá preencher o Nome do computador e Escolher um nome de usuário, mas que pode ser alterado. Você pode definir seu nome iniciando com letra maiúscula que o nome de usuário será preenchido com o mesmo nome, mas iniciando com letra minúscula. Para o Linux faz diferença entre maiúscula e minúscula.

– Escolha também uma senha (forte e complicada, é claro), pois o sistema vai te advertir se você colocar “1234“(KKK), e então confirme.

– Faça a opção do sistema iniciar pedindo ou não sua senha. Caso sua máquina não seja usada só por você não seria uma boa prática optar por iniciar a sessão automaticamente.

Instalando

Finalizando a instalação do Ubuntu 16.04.3

Agora vá tomar uma café ou fazer um lanche. Será feita a instalação e atualização, e essas telas com informações sobre o sistema e a versão que está sendo instalada ficarão por aí passando enquanto tudo é feito.

Tudo pronto

A instalação do Ubuntu 16.04.3 foi finalizada com sucesso!!

Então está aí. Agora você pode continuar usando seu sistema carregado na memória ou reiniciar e ver como ficou “sua” instalação.

Esse foi um passo importante que você acaba de dar. Instalar o Ubuntu também é assim. Pareceu fácil, ou não? Restou alguma dúvida? Tente fazer sem seguir esse guia para saber se ficou firme na sua cabeça. Faça, faça e faça. Quem sabe você mesmo possa até melhorar isso que aprendeu. Talvez essa não seja a melhor, nem a pior, maneira de instalar o Ubuntu, mas funciona pra mim. Funcionou pra você?

Comentários