Tutoriais

01/11/2021 às 15:10

5 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Como liberar memória RAM não utilizada no Linux!

Se a sua distribuição Linux esta alocando mais memória RAM do que precisa, então saiba como corrigir isso em poucos comandos!

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

Algumas vezes o sistema aloca memória demais e deixa de organizar o espaço que foi utilizado anteriormente fazendo com que a sua memória fique toda carregada com informações que já não estão sendo utilizadas pelo sistema naquele momento. Saiba como liberar memória não utilizada no Linux. Veja como é fácil fazer isso em poucos passos.

Como verificar e liberar memória RAM no Linux

Primeiro vamos visualizar como está sendo utilizada a memória em tempo real, para isso execute o comando abaixo:

Terminal
watch -n 1 free -m

ou se preferir também pode usar o comando abaixo para realizar a mesma verificação:

Terminal
watch -n 1 cat /proc/meminfo
como-liberar-memoria-ram-nao-utilizada-no-linux

Você vai receber as seguintes informações:

  • MemTotal: 1027104 kB
  • MemFree: 302836 kB
  • Buffers: 24212 kB
  • Cached: 297364 kB
  • SwapCached: 0 kB
  • Active: 478336 kB
  • Inactive: 164844 kB

Agora vamos fazer esta “organização” na memória, para isso temos dois comandos e vou explicar exatamente o que cada um faz.

Terminal
sudo sysctl -w = 3 vm.drop_caches

Esta ação não irá tornar o sistema mais rápido, nem vai afetar a sua estabilidade e desempenho, ele vai apenas limpar a memória usada pelo Kernel Linux em caches.

Aqui está outro comando que pode ajudá-lo a liberar memória usados no sistema ou no cache (cache de página, inodes, e dentries). Lembrando que o comando abaixo contém o sudo, caso esteja usando o Debian, poderá executar os comandos como root:

Terminal
sudo sync && sudo sysctl vm.drop_caches=3

Você pode usar o cron para programar os comandos acima para ser executado em intervalos de tempo específicos. Então aproveite a dica e melhore o seu sistema.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×