in

Como manter suas mensagens privadas com o Signal

Neste artigo, veja como você pode manter suas mensagens privadas e criptografadas com o aplicativo de código aberto chamado Signal.

Como manter suas mensagens privadas com o Signal
Como manter suas mensagens privadas com o Signal.

Os aplicativos de mensagens mudaram a maneira como nos comunicamos. Onde estaríamos hoje sem SMS? Você pode imaginar voltar para um mundo onde a comunicação quase instantânea não é generalizada? Neste artigo, aprenda como manter suas mensagens privadas com o Signal.

Hoje em dia, temos muitas opções de mensagens, além de SMS e MMS. Existem Skype, iMessage, Facebook Messenger, Twitter (com e sem mensagens diretas), WeChat, WhatsApp, SnapChat e muito mais. Muitos deles são criptografados e muitas pessoas presumem que suas comunicações nesses aplicativos são privadas e seguras. Mas será que são mesmo? Os aplicativos hospedados na nuvem que estão colhendo metadados de suas conversas e depois usando-os para vender produtos que oferecem suporte aos serviços deles, podem não ser seus amigos, afinal.

Riscos ao usar sistemas de mensagens

O moderador da comunidade Opensource.com, Chris Hermansen, compartilha a preocupação com a crescente invasão de nossa privacidade por ferramentas de comunicação on-line. Chris diz:

Em minha casa, é seguro dizer que não estamos confortáveis com os interesses comerciais registrando todos os nossos movimentos on-line e usando todas as lacunas possíveis para promover bens, serviços, pontos de vista etc., ou para promover a si mesmos para outros com base no uso de nossos dados.

Os empregadores estão usando informações de contas de redes sociais em seu processo de tomada de decisão de contratação e demissão, diz ele. E não é apenas verificar se a personalidade on-line do candidato ou funcionário está em conflito com os valores da empresa; em muitos casos, é improvável que os candidatos que não têm presença na mídia social obtenham uma entrevista.

Ele também está preocupado com certos aplicativos que permitem que os remetentes vejam quando os destinatários abrem suas mensagens. Ele diz:

Eu não optei por esse tipo de compartilhamento, e parece que a única maneira de optar por não participar é usar software projetado especificamente para bloquear esse tipo de abuso não autorizado, o que, por sua vez, pode me impedir de visualizar conteúdo legítimo da web.

Como manter suas mensagens privadas com o Signal
Os aplicativos hospedados na nuvem que estão colhendo metadados de suas conversas e depois usando-os para vender produtos que oferecem suporte aos serviços deles. Imagem: Reprodução / Opensource.com

Como manter suas mensagens privadas com o Signal

O Signal faz tudo certo para aqueles de nós que já tiveram o suficiente desses olhares indiscretos. A organização por trás do Signal é aberta, para que possamos saber o que está fazendo com nossos dados. Além disso, a organização se dedica a ampliar o uso do Signal sem coletar dados do usuário, e todas as comunicações são criptografadas de ponta a ponta com as chaves armazenadas nos dispositivos dos usuários.

Além disso, o aplicativo móvel é robusto e confiável e permite que os usuários façam chamadas de vídeo e voz pela Internet. A família de Chris usa o Signal há mais de 18 meses para se comunicar em todo o mundo, e ele diz que “a qualidade da chamada é muito, muito melhor do que com a concorrência”. O Signal fornece uma qualidade de chamada de voz e vídeo extremamente alta, mesmo em conexões de longa distância.

Chris diz:

Prefiro que o Signal também gerencie meu tráfego de SMS. E muitas vezes eu abro meu aplicativo Signal para fazer uma ligação para outro usuário do Signal, em vez de telefonar.

Em 2017, o Senado dos EUA aprovou o aplicativo para uso dos legisladores e suas equipes.

Chris tem apenas algumas reclamações sobre o Signal. A primeira é que o aplicativo de desktop (no Linux) não é tão completo quanto o aplicativo móvel. Por exemplo, o aplicativo de desktop não pode fazer chamadas de vídeo ou de voz nem enviar ou receber SMS. Isso não é um impedimento, mas certamente seria bom quando a bateria do seu celular estiver fraca ou quando for mais fácil usar a tela grande e o fone de ouvido do que um pequeno dispositivo móvel.

Usando o Signal

É fácil instalar o Signal em Android, iOS, Windows, MacOS e distribuições Linux baseadas em Debian. Além disso, ele oferece excelente documentação de suporte com instruções detalhadas de instalação para cada sistema operacional. Você também pode vincular dispositivos, como laptops e desktops, que executam um dos sistemas operacionais suportados.

O Signal usa seu número de celular existente, desde que ele possa enviar e receber SMS e chamadas telefônicas. Dessa forma, na primeira vez em que você configura o Signal no seu celular, o aplicativo pode procurar no catálogo de endereços por qualquer um dos contatos que o utiliza.

O Signal é licenciado abertamente com a GNU Public License 3.0, e você pode inspecionar o código fonte no GitHub.

Futuro do Signal

No início de 2018, a Signal recebeu US$ 50 milhões em financiamento do co-fundador do WhatsApp Brian Acton. Dessa maneira, com essa infusão de dinheiro, o fundador da Signal, Moxie Marlinspike, e Acton fundaram uma nova organização sem fins lucrativos, denominada Signal Foundation.

Marlinspike diz como a Signal planeja usar o investimento de Acton:

Aumentar o tamanho de nossa equipe, nossa capacidade e nossas ambições. Isso significa redução da incerteza no caminho da sustentabilidade e o fortalecimento de nossas metas e valores de longo prazo. A adição de Brian traz um engenheiro e visionário incrivelmente talentoso, com décadas de experiência na criação de produtos de sucesso para nossa equipe.

No momento, a Signal está procurando desenvolvedores com habilidades em iOS, Rust, Android e muito mais, além de pessoas interessadas em apoiá-los com doações financeiras.

Neste artigo, você aprendeu como manter suas mensagens privadas com o Signal.

Se gostou, não deixe de compartilhar!

Fonte: Opensource.com

Leia também: Linux Mint, Firefox, Signal e GIMP entre os programas e distros mais valorizados pela comunidade Linux

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

como-instalar-ubuntu-touch-celular-telefone-2019

Como instalar o Ubuntu Touch no seu celular ( Linux de bolso)

Google apresenta novidades em privacidade e segurança para os usuários

Google apresenta novidades em privacidade e segurança para os usuários