in

Linux Mint, Firefox, Signal e GIMP entre os programas e distros mais valorizados pela comunidade Linux

Linux Mint, Firefox, Signal e GIMP entre os programas e distros mais valorizados pela comunidade Linux

A comunidade Linux Questions é um fórum popular entre a comunidade Linux que tem mais quinhentos mil membros. Pois bem, essa comunidade publicou os resultados de sua pesquisa anual. Os usuários puderam votar para escolher as distros, aplicações e ferramentas mais populares entre os usuários de Linux. E o resultado foi este: Linux Mint, Firefox, Signal e GIMP entre os programas e distros mais valorizados pela comunidade Linux.

Os usuários votaram em quase 40 categorias, desde navegadores, ambientes de área de trabalho, aplicativos de mensagens, soluções de privacidade, ferramentas de backup, clientes de email e muito mais.

Ubuntu perde o trono e Vivaldi empata com o Chromium

Lançados Linux Mint 19.1, Sparky, MX Linux e ArchLabs
Linux Mint Cinnamon

Os resultados foram bastante semelhantes aos do ano passado. Porém, desta vez, entre as distros, o Linux Mint conseguiu superar o Ubuntu. De fato, a distribuição Canonical, que foi a melhor classificada na pesquisa anterior, ficou em terceiro lugar, nove pontos abaixo do Slackware. Este perde apenas por três votos para o Mint. 

Eles são seguidos pelo veterano Debian, depois há MX Linux, Fedora, Manjaro, Arch e Open SUSE. Do lado do ambiente desktop, o KDE Plasma foi o mais votado, seguido de perto pelo XFCEMate, GNOME Shell e Cinnamon os seguem à distância com quase o mesmo número de votos.

No caso dos navegadores, o Firefox quase conseguiu quase todos os votos. Mais de 57% dos usuários escolheram o navegador Mozilla. O Chrome ficou em segundo com 11,30%, seguido de perto por Chromium e Vivaldi empatado em terceiro lugar. A pesquisa informal mostra ainda queSlackware, Vivaldi e Discord estão subindo posições entre usuários de Linux

Sinal

Outros resultados

VLC foi o vencedor na categoria de melhor video player do ano e também no melhor player de áudio. Do lado dos clientes de e-mail, o Thunderbird é a alternativa indiscutível, com mais de 61% dos votos.

O GnuPPG e o Tor Browser Bundle foram as soluções de privacidade do ano. O Signal foi o aplicativo de mensagens seguras com o maior número de votos, mas seguido de perto pelo Telegram . O Skype ainda é o favorito no aplicativo de chamada de vídeo, Discord foi a alternativa predileta. E na seção de edição de gráficos, o GIMP era inigualável com quase 80% dos votos, embora fosse uma das categorias menos votadas.

Nem todas as categorias receberam o mesmo número de eleitores, e embora a amostra seja relativamente pequena (cerca de 500 votos médios por categoria), números como os do DistroWatch são comparados de forma muito semelhante no caso da popularidade das distribuições.

Fonte

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Nova versão do Kali Linux vem com Metasploit 5.0

Nova versão do Kali Linux vem com Metasploit 5.0

Flathub passa a dar suporte a lançamentos beta

Flathub passa a dar suporte a lançamentos beta