in

Como utilizar o Tor Demon no Linux

Acesse a rede Tor, com qualquer navegador

Como utilizar o Tor Demon no Linux
Como utilizar o Tor Demon no Linux

O Tor Project, fundado em 2006, tornou-se uma organização sem fins lucrativo e atualmente é responsável pelo gerenciamento do projeto e consequentemente do Tor Demon. Diferente da organização, a Rede Tor abreviação de “The Onion Routing” desenvolvido no Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos, tem como objetivo tornar privado o acesso a web.

Em 1995, David Goldschlag, Mike Reed e Paul Syverson desenvolveram os primeiros projetos para o Onion Routing. Assim sendo, seu objetivo é usar a internet com o máximo de privacidade possível, rotear o tráfego por vários servidores, criptografando a cada salto.

Tor Demon - Como utilizar no Linux

Usando o Tor Demon para acessar em qualquer navegador

Muitos utilizam o Tor Browser para acessar a rede tor. Embora já esteja incluso o serviço responsável pelo acesso a rede no browser, algumas pessoas preferem utilizar outros navegadores que estão mais costumados.

Para instalar em seu sistema, será necessária a compilação do pacote. Realize o download da versão estável no repositório do projeto.

1. Abra o terminal na pasta do download e descompacte o arquivo

tar -vzxf tor-tor-0.3.5.8.tar.gz

2. Entre na pasta descompactada

cd tor-tor-0.3.5.8

3. Instale as bibliotecas necessárias:

sudo apt install autotools-dev automake zlib1g libevent-dev libssl-dev asciidoc

4. Inicie o processo de compilação

sudo ./configure --disable-asciidoc && sudo make && sudo make install

PS: O parâmetro –disable-asciidoc desabilita a página de ajuda. Caso queira esse suporte, instale o ansciidoc em seu sistema e compile novamente, sem o parâmetro.

Após a realização de todo o procedimento, instale a extensão Onion Browser Button, a maneira mais simples de habilitar o acesso à rede Tor. Extensão para família Chromium, Firefox, Opera.

Inicie o Tor Demon. Entre na pasta do programa, abra o terminal

tor

Tor Demon - Como utilizar no Linux

Consequentemente, o Tor roda na porta 9050. A extensão basicamente, redireciona o acesso as páginas na web, para essa porta. Nada impede de você forçar o navegador a usar essa porta por padrão.

Tor Demon - Como utilizar no Linux

Portanto, após a finalização dos procedimentos citados, seu Tor Demon deve estar em funcionamento. Para certificar-se da utilização, acesse o site oficial. Para utilizar no Android, baixe o Orfox ou Tor Browser for Android (Alpha).

Leia também: Chip (Cartão SIM) habilitado com Tor garante comunicação anônima.

Ao acessar a rede Tor com outros navegadores, leve em conta o fato dele não ter sido projetado para esta função. Recomendo que desabilite o JavaScript, podendo ser feito nas configurações do próprio navegador. Caso prefira, instale essa extensão para Chrome e Firefox.

Escrito por Leandro Alves

Programador iniciante.

KernelShark 1.0 será liberado depois de uma década

Congresso dos Estados Unidos faz perguntas ao Google sobre banco de dados e rastreamento!