SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Veja como verificar o que pode estar causando lentidão no seu HDD no Linux!

Muitas vezes a lentidão no seu sistema pode ser causado pelo HDD, veja como identificar o problema.

Se você está passando por problemas com lentidão em sua distribuição Linux, saiba que nem sempre os problemas são físicos, podem ser lógicos. Sempre quando percebemos o sistema engasgar, achamos que pode ser a memória RAM que já está pouca para o nosso uso. Ou que é o navegador e tantas outras possibilidades. Nesta dica, veja como verificar o que pode causar lentidão no seu HDD, em qualquer unidade de armazenamento, desde que haja um sistema de arquivos onde processos para o funcionamento do seu sistema Linux seja usado.

A verdade é que a lentidão em qualquer sistema Linux como Ubuntu, Debian, Fedora, openSUSE e todas as outras distribuições podem ser causadas por aplicações pesadas. Mas, e quando você checa a memória e você a tem sobrando? É preciso fazer uma análise rápida sobre essa lentidão em seu computador. Ou você pode ser surpreendido em algumas assistência técnica com a orientação de comprar quase tudo do seu computador ou trocar seu HDD, aumentar memória e tantas outras coisas que são oferecidas quando o técnico é preguiçoso e prefere não fazer nenhum teste, então ele ataca logo o seu bolso.

Identificando possíveis causas de lentidão no seu Linux

Itens comuns que pode causar lentidão no Linux:

  • Memória RAM com problemas. Ela pode estar queimando ou com algum item danificado
  • Processador esquentando muito devido a falta de pasta térmica ou o cooler já não está resfriando o seu processador
  • HDD (Disco rígido) quase no fim da vida útil, com falhas na leitura ou escrita de dados
  • Muitos processos não estão sendo encerrados pelo sistema e acabam consumindo vários recursos da sua CPU
  • A capacidade de processamento de sua CPU é insuficiente para as aplicações que você está usando
  • E outras razões menos comuns

E se for HDD (Disco Rígido)? Como identificar isso no Linux?

A realidade é que o HDD pode ser o vilão da lentidão no seu Linux. Não importa a distribuição GNU/Linux que você esteja usando, ou sistema de arquivo. Às vezes, pode ocorrer um erro isolado, ou um erro que já foi detectado e está em processo de correção. É nesta hora que reportar problemas aos desenvolvedores da sua distribuição é essencial, ou eles nunca vão saber o que está acontecendo.

Se você já fez a checagem pela lista dos principais motivos e só faltou verificar o HDD, vamos fazer isso agora. A ferramenta que vamos usar é o iotop. Ela verifica a entrada e saída de dados ou tecnicamente a escrita e leitura I/O. Para instalar, siga as instruções de acordo com a sua distribuição Linux. Não é necessário repositórios de terceiros. O iotop está disponível em boa parte dos repositórios oficiais de todas as distribuições.

Para instalar o iotop no Fedora, RHEL ou CentOS, execute o comando abaixo. Observe que em alguns casos o DNF pode não estar disponível se você estiver usando uma versão mais antiga, no caso de servidores. Então, vamos exemplificar com o DNF e com o Yum:

sudo yum install iotop
sudo dnf install iotop

Para instalar iotop no Ubuntu, Debian, Linux Mint, Deepin e derivados, execute o comando abaixo:

sudo apt install iotop

Como utilizar o iotop para identificar a lentidão no seu HD em distribuições Linux?

O uso do HDD no Linux deve ser analisado com cuidado. No iotop você vai encontrar 8 colunas. No entanto, você deve observar 4 delas, o DISK READ (Leitura), DISK WRITE (Escrita), SWAPIN (Uso do Swap) e o COMMAND (Comando). Ambos são importantes. No caso da leitura e escrita que é o mais comum, é justamente alguma aplicação que esteja escrevendo algo no seu HDD, e o cache do navegador está incluso no pacote. No Swap é quando o seu sistema está usando o Swap, e é justamente neste momento que há uma pegadinha. Existem pessoas que acreditam que o Swap não conta como I/O, mas saiba que conta sim. Toda e qualquer atividade que seja desempenhada em seu HDD vai ser exibida no iotop e pode ser ela quem está causando lentidão. E na outra coluna está o comando, geralmente é exibido o nome da aplicação ou do pacote.

Veja o meu iotop:

como verificar a lentidão no sistema linux causada pelo HD

Bom, como uso para desktop e o meu computador não esta lento, fiz apenas uma simulação. Observe que somente o Chrome estava escrevendo alguma coisa no HDD. Como falei, pode ser o cache ou outros itens pertinentes ao uso dele. O melhor é que você pode observar e analisar se o uso de I/O em seu disco rígido no caso de servidores ou desktop está normal. Em alguns casos aonde não é um problema, um HDD com uma rotação maior ou uma tecnologia para grande volume de dados seria a solução.
Espero ter ajudado!
Comentários