Notícias

24/10/2021 às 10:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Compilações diárias do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) já estão disponíveis para download

Compilações diárias do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) já estão disponíveis para download

É aquela época do ano novamente, quando a Canonical dá início ao ciclo de desenvolvimento do próximo grande lançamento do Ubuntu Linux, neste caso Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e, sendo assim, há compilações diárias que estão agora disponíveis para download.


O desenvolvedor do Ubuntu Steve Langasek foi quem anunciou no início desta semana que o próximo sistema operacional Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) está oficialmente aberto para desenvolvimento, com Python 3.10 suportado por padrão.

E agora, os primeiros usuários e desenvolvedores de aplicativos interessados em testar o próximo lançamento podem agora baixar as compilações diárias para Jammy Jellyfish, que você pode obter dos servidores de download principais do Ubuntu.

Compilações diárias do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) já estão disponíveis para download

Compilações diárias do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) já estão disponíveis para download

Além do Ubuntu, que oferece sabores de desktop para arquiteturas de 64 bits e ARM64 (AArch64), você também encontrará compilações diárias para os sabores Kubuntu, Xubuntu, Lubuntu, Ubuntu MATE, Ubuntu Budgie e Ubuntu Kylin.

Como de costume, essas compilações diárias são baseadas na versão anterior do Ubuntu, Ubuntu 21.10 (Impish Indri). Isso significa que eles são baseados no kernel Linux 5.13 e apresentam principalmente as mesmas versões de pacote, arte e ambiente de área de trabalho.

Durante o ciclo de desenvolvimento do Ubuntu 22.04 LTS, esperamos ver algumas das mais novas tecnologias GNU/Linux e software de código aberto, começando com a transição para OpenSSL 3.0, Go 1.18, Ruby 3.0, DPDK 21.11 e OpenLDAP 2.6.

Também espero ver o novo Ubuntu Desktop Installer escrito no Flutter SDK do Google, bem como o ambiente de desktop GNOME 42, com lançamento previsto para 23 de março de 2022, e a série de kernel Linux 5.17, que deve chegar no início de março se minha matemática está correta.

Todo o processo até a chegada da versão estável do sistema vai demorar cerca de seis meses. Então, finalmente em abril, teremos o novo sistema com suporte a longo prazo, o Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish).

Nome foi definido há pouco

Recentemente, tivemos a chegada de uma nova versão do Ubuntu Linux, a 21.10 Impish Indri. Como esta é uma distribuição intermediária, ela terá vida útil de apenas 9 meses. No entanto, logo após esse lançamento, já começaram os preparativos para a próxima versão LTS, o Ubuntu 22.04, previsto para abril do ano que vem. Este terá uma durabilidade muito maior, com suporte a longo prazo. Assim, os responsáveis acabam de dar o primeiro passo e definiram o codinome para o lançamento do Ubuntu 22.04 LTS do próximo ano é ‘Jammy Jellyfish’. O novo nome saiu no Launchpad, que é local de desenvolvimento do Ubuntu, como é tradição. 

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.