Hoje em dia, algumas das distribuições Linux mais populares decidiram acabar com a arquitetura de 32 bits. O motivo? A quantidade de novo hardware que existe hoje exige muito mais do sistema operacional. Mesmo assim, algumas distribuições resistem. Conheça 4 distribuições Linux que ainda suportam 32 bits.
A arquitetura de 32 bits tornou-se ultrapassada. E a razão é simples: ela só reconhece até a 4GB de RAM. Assim, quem possui equipamentos mais modernos pode ter problemas. Mas nem todos podem ter equipamentos mais modernos.
Assim, mesmo em 2018, algumas das distribuições Linux continuam a suportar sistemas de 32 bits e são projetadas para equipamentos mais baratos.
Puppy Linux
Sem dúvida, esta é uma das distribuições mais populares e utilizada por muitos. Puppy Linux requer apenas 128 MB de RAM e o seu processador executa pelo menos 233Mhz. Além disso, esta distribuição tem uma versão para o Raspberry Pi.
Finalmente, esta distro tem duas bases. Uma com Ubuntu e outra com Slackware, com kernel LTS não-PAE.
Porteus
Esta distro, anteriormente conhecida como Slax Remix, tem como requisitos mínimos de 256 MB de RAM. Desta forma, foi projetada para ser usado em Live CD/DVD, Live USB e até mesmo para ser instalado em seu disco rígido. O melhor de tudo é que ele ocupa apenas cerca de 300 MB.
Ela também possui alguns ambientes de desktop: Mate, Xfce, KDE, Cinammon, Openbox, Lxde e Lxqt.
ConnochaetOS
ConnochaetOS e é uma distribuição GNU/Linux projetado para computadores x86 com recursos limitados, baseado no Slackware e Salix OS. Assim, essa distro não usa um ambiente de desktop. Desta maneira, foi projetada para computadores com recursos muito limitados, apenas para x86 (32 bits). Tecnicamente, o ConnochaetOS segue o princípio KISS.
- Um processador i686, que é um Pentium Pro ou superior;
- 128 MB de RAM;
- Espaço livre no disco rígido de aprox. 3 GB.
AntiX
É uma distribuição Linux baseada em Debian estável para sistemas compatíveis com Intel-AMD x86. O AntiX oferece aos usuários “AntiX Magic”. Assim, é um ambiente adequado para equipamentos antigos.
Você precisa de pelo menos um Pentium com 266 MHz de CPU e 64 de RAM.
- Completa, que instala uma gama completa de aplicativos;
- Basica, que permite ao usuário escolher seu próprio pacote de aplicativos;
- Sem núcleo, que permite ao usuário ter controle total sobre a instalação.