Conheça 7 ótimos geradores de sites estáticos Go gratuitos e de código aberto

Um site estático funciona muito bem em determinados casos de uso

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

A maioria dos sites modernos são dinâmicos, porque o conteúdo é armazenado em um banco de dados e convertido em HTML pronto para apresentação quando os leitores acessam o site. No entanto, às vezes é desejável um site HTML estático completo. Como as páginas HTML são todas pré-construídas, elas carregam com extrema rapidez nos navegadores da web. Neste artigo, você conhecerá 7 ótimos geradores de sites estáticos Go gratuitos e de código aberto.

Sites HTML

Existem muitas vantagens em executar um site HTML estático completo. Uma delas é que é necessário menos software para produzir um site estático. Uma pequena pilha de software pode melhorar a segurança. Os sites estáticos não contêm conteúdo dinâmico e, portanto, são imunes aos ataques mais comuns. Além disso, a administração de um site dinâmico depende de um sistema de gerenciamento de conteúdo que precisa ser atualizado constantemente. As bases de um site dinâmico mudam com o tempo.

Uma outra vantagem de manter um site estático, é o custo. Cada vez que um visitante acessa uma página, é feito um conjunto de consultas ao banco de dados de sites dinâmicos. Embora o cache reduza essas consultas, sempre há páginas que não estão no cache ou que precisam ser atualizadas. Com um site estático, a carga no servidor é consideravelmente reduzida. Além disso, eles podem ser pré-visualizáveis. Como os sites estáticos são desenvolvidos localmente, você pode brincar com o site o quanto quiser, sem afetar o site ativo.

E, claro, um site estático significa que os dados são mais fáceis de exportar do que se estivessem contidos em um banco de dados. Além disso, são ideais para serem utilizados com sistema de controle de versão, como o Git.

Um site estático funciona muito bem em determinados casos de uso. Por exemplo, é ótimo para documentação. E os sites estáticos podem ser tão envolventes quanto os sites dinâmicos. A única diferença real é que todo o HTML é gerado antes de ser carregado.

conheca-7-otimos-geradores-de-sites-estaticos-go-gratuitos-e-de-codigo-aberto

Para fornecer uma visão sobre a qualidade do software disponível, o site Linux Links listou 7 melhores geradores de sites estáticos Go. Todas essas ferramentas são lançadas sob uma licença de distribuição gratuita.

Geradores de sites estáticos Go

Hugo: Estrutura rápida para construção de sites;
Plenti: back-end e front-end Svelte;
Hastie: Processa arquivos de texto Markdown, aplica um modelo e gera um site HTML;
InkPaper: Gerador de blog estático elegante;
gostatic: Rastreamento de dependência e nova renderização apenas de páginas alteradas;
Underblog: Gerador de blog estático extremamente simples e rápido;
verless: Gerador de sites estáticos simples e leve.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.