Conheça 3 alternativas sob código aberto para o PowerPoint!

Conheça 3 alternativas sob código aberto para o PowerPoint!

O PowerPoint é um daqueles programas cujo o uso se tornou tão enraizado no mundo corporativo que é, provavelmente, correndo o risco de se tornar completamente generalizado, da mesma forma que algumas pessoas usam lenços de papel para se referir a todos os tecidos. Conheça algumas alternativas ao Powerpoint.

Mas ao apresentar slides, não significa que deva usar apenas o PowerPoint. Há uma série de alternativas de código aberto totalmente capazes de fazer apresentações visuais. Em muitos casos, as características destas “alternativas” são tão convincentes que, a menos que você seja absolutamente forçado a usar PowerPoint, eu não sei por que você ainda faria.

Depois de experimentar algumas ferramentas diferentes, acredito ter encontrado em três categorias: Ferramentas tradicionais de desktop, ferramentas de apresentação baseadas na web e “outros”, que consiste em algumas ferramentas baseadas no Terminal, mas dependendo de suas necessidades, a categoria “outros” pode consistir em algo mais.

Por exemplo, eu vi uma apresentação feita inteiramente a partir de um dispositivo Android com uma capacidade de fusão de tela. Mas em qualquer caso, vamos ver como alguns dos grandes concorrentes de código aberto em cada uma dessas três categorias principais.

Ainda da série de alternativas, talvez você também queira ler alguns dos posts abaixo:

 Ferramentas de apresentação de desktop

Ferramentas de apresentação do desktop proporcionam uma experiência muito próxima da experiência de usar o PowerPoint, tanto do lado da concepção e do lado da apresentação. Se você está procurando apenas reunir algum texto formatado com algumas imagens, talvez uma transição ou duas, adicionar algumas notas, e ser capaz de enviar e-mail a sua apresentação aos colegas, isso é mais do que provável que a rota você deve tomar.

O LibreOffice Impress funciona razoavelmente bem em importar apresentações do PowerPoint, assumindo que o arquivo que você está abrindo não tem qualquer tipo de formatação maluca ou fontes estranhas, por isso é uma boa escolha se você está trabalhando com slides de outras pessoas.

Também é incrivelmente intuitivo se você já está acostumado a trabalhar com outras ferramentas do LibreOffice, ou, até mesmo, qualquer suite de escritório padrão. Você encontrará toda a formatação de texto simples, forma de desenho, a importação de imagem, e outras ferramentas que você precisa para montar uma apresentação básica de negócios.

E o LibreOffice é, naturalmente, uma ferramenta multi-plataforma, então você deve ser capaz de compartilhar facilmente documentos entre Windows, Mac e Linux, sendo capaz de exportar de volta para o formato PowerPoint, se necessário.

Eu ouvi um feedback positivo semelhante para o Calligra Stage, que cresceu a partir do projeto KOffice, sendo ambos acessíveis a pessoas de qualquer nível de habilidade enquanto continua a ter recursos suficientes para fazer uma apresentação razoavelmente avançada. Você vai encontrá-lo em muitas distribuições Linux baseadas em KDE, ou ele pode ser instalado de forma independente.

Ferramentas de apresentação web

Ferramentas de apresentação web têm sido o meu formato preferido por um tempo, exceto que as apresentações baseadas em HTML são muito fáceis de usar com controle de versão, e muito intuitivo para editar.

Se você pode fazer um trabalho em uma página da web, você pode fazê-lo funcionar em uma apresentação baseada na web: gráficos interativos, mapas, vídeos e muito mais. Além disso, apresentações baseadas na web são incrivelmente fáceis de compartilhar: basta dar a URL, ou agrupar todo o código em uma unidade flash e apresentar a partir de quase qualquer sistema de computador de sua escolha.

Eu recomendo que você confira três programas para apresentações, o Impress.js, Hovercraft e Strut. Mas a minha ferramenta favorita é o Reveal.js.

Por quê Reveal.js? A estrutura é simples de usar e permite um código bastante elegante. Ele suporta uma série de recursos que, francamente, permitem alguns recursos de apresentação muito legais, incluindo zoom, fundos de parallax e belas transições. Ele suporta a linguagem Markdown, ou você mesmo pode escrever toda a sua apresentação em Markdown e, em seguida, importá-lo.

Se você não é um viciado em HTML, o serviço comercial Slides.com é baseado no código-fonte aberto Reveal.js, e você pode facilmente importar ou exportar para um sistema de sua escolha.

Uma apresentação no terminal?

Tenha paciência comigo por um momento, tenho mais uma ideia para apresentar. Você já considerou apresentação ser no seu terminal? Não, eu não estou brincando. Enquanto ele não vai ganhar um prêmio de estilo, apresentando uma apresentação baseada em texto direto do terminal poderia ganhar algum prêmio geek, mas o mais importante, a introdução de uma limitação artificial de um ambiente somente de texto vai forçá-lo a se concentrar em suas palavras, em vez de truques extravagantes.

Como o amigo Vim, minha ferramenta favorita para apresentações baseadas terminais é o Vimdeck. O Vimdeck é uma ferramenta MIT-licensed que transforma o Markdown em um conjunto de arquivos, que são abertos no Vim, em seguida, define-se algumas combinações de teclas para fácil circulação.

Você pode dar a seus slides uma quantidade surpreendente de personalização, incluindo com sintaxe destacada, uma fonte para o título, e muito mais. O Vroom projeto é uma outra ferramenta de apresentação relacionada com o Vim que vale a pena conferir.

Por que fazer isso em tudo? Bem, você pode hospedar sua apresentação em quase qualquer lugar; tudo que você precisa no computador para apresentar é um terminal com SSH. Você ainda pode usar uma ferramenta como o Gotty para compartilhar facilmente sua apresentação baseada num terminal, como uma página web para que outros vejam.

É uma ideia pouco convencional, mas para as apresentações técnicas, é algo que você pode considerar.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.