in

Conheça as 6 melhores ferramentas em Linux para processamento de imagens RAW

O Linux tem 6 excelente ferramentas pra esta necessidade.

Conheça as 6 melhores ferramentas em Linux para processamento de imagens RAW
Conheça as 6 melhores ferramentas em Linux para processamento de imagens RAW

A cada dia mais pessoas necessitam de ferramentas para processamento de imagens em RAW. O Linux tem 6 excelentes ferramentas pra esta necessidade.  Então, neste artigo, conheça as 6 melhores ferramentas em Linux para processamento de imagens RAW.Conheça as 6 melhores ferramentas em Linux para processamento de imagens RAW

Captura da Imagem

Quando uma câmera digital captura uma imagem, os sensores de imagem na câmera registram a luz de milhões de áreas de detecção. O circuito digital da câmera converte o sinal de tensão analógica gerado em uma representação digital. Muitas câmeras permitem que essas imagens sejam armazenadas em um arquivo de imagem bruta. Eles são semelhantes aos negativos digitais, pois têm o mesmo papel que os negativos na fotografia cinematográfica.

Arquivos formato RAW

Os arquivos RAW não são diretamente utilizáveis, mas possuem todas as informações necessárias para criar uma imagem. Os arquivos RAW geralmente oferecem profundidade de cor mais alta, faixa dinâmica mais alta e preservam a maior parte das informações da imagem em comparação com o formato final da imagem. Logo, a desvantagem dos arquivos RAW é que eles ocupam muito mais espaço de armazenamento.Portanto, o alcance dinâmico na fotografia descreve a relação entre as intensidades de luz mensurável máxima e mínima (branco e preto, respectivamente).

Conforme implícito no nome, os arquivos RAW não foram processados. Enfim, ao tirar fotos em formato raw, o fotógrafo não está comprometido com o software de conversão incorporado no firmware da câmera. Em vez disso, o indivíduo pode armazenar os arquivos brutos e fazer uso de software de computador para gerar melhores arquivos JPEG e também se beneficiar de melhorias futuras no software de imagem.

Conheça as 6 melhores ferramentas em Linux para processamento de imagens RAW

Existe uma boa variedade de software Linux de código aberto que processa arquivos RAW. Assim sendo, para fornecer uma visão sobre a qualidade do software que está disponível, nós compilamos uma lista de 6 ferramentas de processamento RAW de alta qualidade. Espero que haja algo de interesse para quem tem paixão pela fotografia digital.

Agora, vamos explorar as 6 ferramentas de processamento RAW disponíveis. Então, para cada título, nós compilamos sua própria página de portal, uma descrição completa com uma análise profunda de seus recursos, uma captura de tela do software em ação, juntamente com links para recursos e revisões relevantes.

Abaixo, colocamos as 6 melhores ferramentas de processamento RAW em Linux.

Darktable – Mesa de luz virtual e câmara escura para fotógrafos

GTKRawGallery – software de retoque de fotos orientado ao fluxo de trabalho

Rawstudio – Conversor de imagem RAW

RawTherapee – Aplicativo de processamento de imagem RAW

UFRaw – Ferramenta autônoma para importar dados RAW de câmeras digitais de ponta

Photivo – Processador de fotos para imagens RAW e Bitmap

Portanto, com as ferramentas acima, você terá uma gama de soluções para ajudar no processamento das dos arquivos no formato RAW.

Caso necessite de maiores informações, sugiro os artigos e matérias abaixo:

Como tratar suas fotos com GIMP antes de compartilhar na web

Artes Gráficas com Softwares Livres – Aula 001 – Apresentação

Espero ter ajudados à todos.

Written by Adriano Frare

Escritor do livro Aplicações Avançadas em LINUX com mais de 20 anos trabalhando com LINUX e UNIX.

Dash to Panel acaba de ter uma atualização importante

Dash to Panel acaba de ter uma atualização importante

WhatsApp pode permitir usar a mesma conta em vários dispositivos

WhatsApp pode permitir usar a mesma conta em vários dispositivos