in

Conheça o Fontpreview, uma ótima ferramenta de visualização de fontes para o terminal

O Fontpreview é altamente personalizável.

O programa Fontpreview (Visualização de fonte), como o próprio nome em inglês já diz, permite a visualização no terminal das fontes instaladas em seu sistema.

Porém, o diferencial dele é que ele permite que você visualize fontes na linha de comando, em vez de em aplicativos de gerenciamento de visualização de fontes completos, como o que o projeto GNOME espera criar.

Conheça o Fontpreview, uma ótima ferramenta de visualização de fontes para o terminal
O Fontpreview em funcionamento. Animação: Reprodução | OMG Ubuntu.

Visualização de fontes pelo terminal usando o Fontpreview

Dessa maneira, a ferramenta baseada em terminal permite pesquisar fontes por nome (com suporte integrado para encontrar fontes úteis que geralmente têm nomes estranhos ou grafias incomuns). Além disso, a visualização da fonte resultante para a fonte selecionada é gerada usando o imagemagick e é exibida com o visualizador de imagens sxiv.

Conheça o Fontpreview, uma ótima ferramenta de visualização de fontes para o terminal
O aplicativo Fontpreview já está disponível no AUR (caso você use o Arch). Além disso, é muito fácil instalar e executar em outros sistemas, incluindo o Ubuntu; basta seguir as instruções de instalação na página do programa no Github.

A página do projeto no GitHub diz o seguinte sobre o Fontpreview:

[O Fontpreview] é altamente personalizável, quase todas as variáveis nesta ferramenta podem ser alteradas usando os sinalizadores de linha de comando ou você pode configurá-las usando variáveis de ambiente.

Por fim, o aplicativo Fontpreview já está disponível no AUR (caso você use o Arch). Além disso, é muito fácil instalar e executar em outros sistemas, incluindo o Ubuntu. Para fazer isso, basta seguir as instruções de instalação na página do programa no Github.

Fonte: OMG Ubuntu

Caso queira acompanhar mais assuntos sobre Linux, Android, hardware, programação e ficar antenado no mundo da tecnologia, fique à vontade para entrar no grupo do Sempre Update no Telegram.

Leia também:

Microsoft cria fonte para linha de comando

GNOME Shell pode em breve respeitar configurações de fonte

Tutorial de desenho de fontes no Inkscape

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.