in

Conheça Open Compute Project

Saiba um pouco sobre o projeto e como ele pode ajudar no desenvolvimento tecnológico.

Conheça o projeto Open Compute

O Linux está aí pelo menos desde a década de 90 mostrando cada vez mais sua força e pujança. Este é o maior projeto de código aberto e software livre do mundo em andamento, com várias ramificações. Agora, acaba de surgir o Open Compute Project, também conhecido como OCP. O Open Compute é o projeto ambicioso que abre caminho à inovação para o hardware do datacenter.

O Open Compute Project foi anunciado há cerca de 5 anos. Embora os acertos comerciais sejam difíceis de obter, a influência do OCP se espalhou por todo o data center.

Da mesma forma, se pode pensar no OCP como um projeto que ajuda as empresas a montar data centers em um estilo DIY. O OCP saiu do Facebook ao projetar seus próprios datacenters para atender seus clientes e criar projetos de código aberto por volta de 2011. Os cinco primeiros membros do OCP foram Facebook, Intel, Rackspace, Goldman Sachs e Andy Bechtolsheim. Desde então, os projetos de data center evoluíram enquanto assistiam à participação das empresas de hardware mais conceituadas do mundo.

Projeto de computação aberta

Conheça o projeto Open Compute

A razão pela qual o OCP existe é que os requisitos de computação do nosso planeta crescerão. O OCP agora é uma comunidade crescente em todo o mundo, cujo principal objetivo é projetar uma infraestrutura de computação escalável e torná-la aberta para qualquer pessoa usar e inovar. O OCP também trabalha duro para permitir a entrega principal desses projetos, para que a computação escalável seja verdadeiramente democratizada.

A comunidade do OCP compartilha regularmente idéias, especificações e IPs para maximizar a inovação no espaço de hardware do datacenter. Se você está se perguntando a que partes do hardware do datacenter o OCP se preocupa, a resposta é quase tudo. Desde o gerenciamento de hardware, rack, rede até segurança e armazenamento, todos os subprojetos do OCP seguem os princípios básicos do OCP. Os princípios básicos do OCP são:

  1. Eficiência
  2. Escalabilidade
  3. Abertura
  4. Impacto

O impacto de um ecossistema de hardware aberto é para todos verem. Este ano, quase um terço de todos os servidores de data center fabricados serão de design OCP usados por vários data centers. OCP também está enfrentando o problema da adoção. Os negócios de datacentro, entre outros, precisam mudar sua infraestrutura para o OCP e eles têm excelentes razões. Várias pesquisas também mostraram que a adoção do OCP está ganhando ritmo.

De acordo com a IHS Markit Survey, as organizações escolhem o Open Compute Project porque isso reduz muitos custos e também oferece uma maior eficiência de energia quando você o compara a uma solução de hardware proprietária. Há muitas outras coisas a serem apreciadas no OCP, por exemplo, apresentam flexibilidade e uma comunidade crescente que o mercado valorizará e descobrirá em breve.

OCP e Índia – o quadro maior

John Laban, o representante europeu da Open Compute Project Foundation, vê um enorme potencial no campo de uma revolução de hardware aberto. Ele também acha que também teremos um grande impacto na Índia. O mercado de nuvem da Índia deve atingir uma avaliação de US $ 7 bilhões até 2022 e as empresas indianas estão pagando muito dinheiro pela infraestrutura como serviço. Laban diz: “O OCP rompe as cadeias que grandes fornecedores proprietários multinacionais atualmente têm sobre a Índia com seu aprisionamento”.

O OCP pode ajudar a Índia em um futuro próximo a adotar a tecnologia de nuvem de ponta a um custo muito menor. A adoção do OCP pode levar a uma redução no gasto de capital da instalação de data center em 75% e no gasto operacional em pelo menos 50%. A Índia está em uma jornada crucial quando precisa desesperadamente de computação acessível, escalável e limpa para dar o próximo salto digital. OCP pode ser a resposta.

Algumas realizações do OCP incluem:

  • O grupo desencadeou um diálogo contínuo entre a maioria dos heavy hitters ??no data center.
  • A HP lançou uma opção de white-box para atender à computação aberta.
  • A discussão sobre o esforço do OCP ajudou a acelerar as abordagens de rede e armazenamento definidas por software nos data centers corporativos.
  • Os fornecedores de hardware se inspiraram no grupo e gigantes como a Microsoft os estão usando em seus próprios data centers.
  • Um subproduto dos apoiadores do OCP e dos principais players acelerou o esforço de computação de alto desempenho nas empresas.
  • E o pensamento da OCP provavelmente desencadeou o movimento do sistema hiperconvergente, que gira em torno de uma caixa oferecendo rede, armazenamento e computação.

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Novo recurso do Twitter solicitará que você leia os artigos antes de compartilhá-los

Twitter quer facilitar a verificação dos especialistas em saúde para combater a desinformação relacionada ao coronavírus

5 melhores emuladores Android para Linux em 2020

5 melhores emuladores Android para Linux em 2020