in

Conheça os 5 melhores utilitários de backup de código aberto para Linux

Faça backup de seus arquivos com essas ótimas ferramentas.

Conheça os 5 melhores utilitários de backup de código aberto para Linux
Imagem: PhotoMIX-Company via Pixabay.

A perda de dados é uma ameaça comum que todos enfrentamos atualmente. Falha no disco ou outros erros do usuário podem resultar em perda de dados. Perder dados é ainda mais perigoso para um datacenter que armazena toneladas de informações todos os dias. Ainda mais, existem muitos utilitários de backup disponíveis no mercado, o que torna confuso escolher o melhor dentre as inúmeras opções. Portanto, este artigo ajudará você a selecionar os utilitários de backup gratuitos para Linux que possam atender às suas necessidades.

Amanda – Um utilitário de backup incrível

Resultado de imagem para Amanda Community Edition

O Amanda é um excelente utilitário de backup e é de código aberto. Ele usa o armazenamento em nuvem da Amazon, bem como o armazenamento em disco tradicional para fazer backup de seus dados a qualquer momento. Além disso, ele suporta unidades de fita e possui uma interface gráfica fácil de usar, que pode ser acessada remotamente para realizar operações de backup. Ainda mais, ele é multiplataforma, o que significa que você pode fazer backup de seus dados no Linux e restaurá-los em outros sistemas operacionais. Sua interface simples pode ser usada por qualquer pessoa sem problemas. Acesse este link para baixar o Amanda.

Clonezilla – Um ótimo utilitário para imagem de disco

O Clonezilla é uma ferramenta para fazer imagem de disco. Ele faz um backup de todo o disco, clonando-o. Além disso, ele suporta todos os principais sistemas de arquivos do Linux, como fat16, fat32, ext2, ext3, ext4 e muitos outros em diferentes sistemas operacionais; oferece parâmetros de inicialização personalizáveis para imagens controladas de discos, além de suporte à criptografia AES 256 para proteger seus dados. Para usar o Clonezilla, você precisará inicializá-lo a partir do live CD ou através de uma unidade USB. No geral, é um ótimo utilitário de backup, mas possui desvantagens. Por exemplo, você não pode recuperar um único arquivo de um backup. O backup com armazenamento on-line ainda não foi lançado.

Você pode baixar esta ferramenta neste link. Porém, note que ele vem em três variantes: o Clonezilla live para backup em um único PC, o Clonezilla lite server e o Clonezilla SE para backup em vários PCs (até 40).

Bacula – Solução de backup baseada em rede

O Bacula é outro utilitário pronto para backup de dados corporativos para empresas, disponível para usuários de Linux. Ele é um ótimo utilitário de backup baseado em rede usado para fazer backup de dados remotamente; fazer backup de MySQL, MSSQL, SAAP ASE e outros bancos de dados populares. Ele pode fazer backup de dados lado a lado com um processo de backup contínuo para economizar tempo e recursos. Além disso, o Bacula possui seu próprio software que armazena e recupera dados de um arquivo específico do armazenamento físico. Porém, lembre-se que ele é difícil de configurar e deve ser feito por profissionais. Se você é novo no Linux, considere usar outros utilitários de backup mencionados neste artigo.

Conheça os 5 melhores utilitários de backup de código aberto para Linux
Para iniciantes, é preferível usar o Kbackup, o Amanda ou o Clonezilla.

Backup Ninja – Um utilitário de backup para servidores com banco de dados

O Backup Ninja é um ótimo utilitário de backup para um servidor de banco de dados Linux. Ele é amplamente utilizado pelos datacenters para evitar a perda de dados. Esta é uma ferramenta de backup baseada em linha de comando para fazer backup do servidor de banco de dados. O Backup Ninja pode criar um backup do MySQL, PostgreSQL, Maildir e muitos outros servidores de banco de dados. Além disso, existe um assistente de configuração que pode ser útil para o uso inicial e seus arquivos de configuração são fáceis de editar, o que facilita a reconfiguração do processo de backup.

Ainda mais, ele suporta scripts. Assim, basta soltar um script e você manipulará os backups com facilidade. O Backup Ninja também pode ser configurado para enviar relatórios de status por e-mail. No geral, é o melhor utilitário de backup para fazer backup dos dados local ou remotamente. Você pode baixar os diretórios do software neste link.

Kbackup – Um utilitário de backup simples e amigável

O Kbackup é outro utilitário de backup fácil de usar e baseado em GUI para usuários do Linux. Você pode usar perfis diferentes para armazenar dados de PCs diferentes ou tipos diferentes de arquivos. O backup pode ser armazenado em unidades locais e também em unidades de rede. Além disso, você pode executar backups automáticos usando este utilitário. É uma ferramenta de backup de código aberto disponibilizada sob a Licença Pública Geral GNU. É possível baixar os arquivos do Kbackup neste link.

Esses são os 5 melhores utilitários de backup de código aberto para Linux. Você pode usar esses utilitários para garantir que seus dados fiquem seguros. Para iniciantes, é preferível usar o Kbackup, o Amanda ou o Clonezilla. Para administradores experientes, convém escolher o Backup Ninja ou o Bacula.

Fonte: NET 2

Leia também:

BakAndImgCD, uma distribuição com foco em backup e manipulação de imagens de disco!

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.