A surpresa desta semana foi que Lennart Poettering silenciosamente deixou a Red Hat após uma década e meia liderando o PulseAudio entre outros projetos. Entre eles, temos um trabalho importante em cima do systemd, que reformulou fundamentalmente as distribuições modernas do Linux. Acontece que ele se juntou à Microsoft e continuou seu trabalho no systemd. Sendo assim, o criador do Systemd agora faz parte da Microsoft.
Após o artigo sobre Lennart não estar mais na Red Hat, começou a circular a informação de que o criador do systemd, havia algum tempo, se juntou discretamente à Microsoft junto com vários comentários públicos no Twitter e outros meios particulares sugerindo que ele se juntou à empresa Redmond. O que poderia parecer uma piada era a mais pura realidade.
O grande desenvolvedor de código aberto responsável por vários projetos importantes juntou-se à Microsoft e continuou seu foco no desenvolvimento do systemd. Embora alguns nem sempre se alinhem com suas visões ou abordagens para lidar com algumas coisas, não há como exagerar suas enormes contribuições ao mundo Linux/código aberto e sua dedicação ao avanço do ecossistema ao longo dos anos.
Há muitos outros envolvidos além dos nomes usuais imediatamente reconhecíveis para entusiastas e desenvolvedores do Linux. Foi também no início deste ano que Christian Brauner, como outro desenvolvedor de kernel Linux de longa data, ingressou na Microsoft. Christian Brauner é baseado em Berlim como Lennart e mudou-se para a Microsoft após a última meia década na Canonical trabalhando no kernel Linux, LXC, systemd e muito mais.
Criador do Systemd agora faz parte da Microsoft
Mesmo antes dos dias de WSL ou Linux no Azure se tornarem difundidos, por mais de uma década a Microsoft tem sido um patrocinador improvável do Linux em eventos e vários outros projetos de destaque. A foto acima foi a grande presença da Microsoft na LinuxTag 2012 em Berlim, incluindo o patrocínio de uma festa com cerveja e um café.
Com o Linux sendo difundido no Azure, o Windows Subsystem for Linux (WSL) continuando a ter sucesso, a Microsoft trabalhando no Mesa como parte do suporte a várias APIs de gráficos/computação no Direct3D 12, garantindo um bom suporte ao Hyper-V no kernel do Linux e mantendo vários distribuições Linux internas como CBL-Mariner e Azure Cloud Switch, a Microsoft continua atraindo mais desenvolvedores Linux upstream, incluindo alguns dos rostos mais conhecidos do ecossistema de código aberto.
A Microsoft está cheia de surpresas Linux/código aberto há muitos anos. Agora, a Microsoft tem outro desenvolvedor upstream importante com vasta experiência, enquanto pode continuar seu foco trabalhando no systemd.
Atualmente, o Microsoft Careers mostra 663 vagas de emprego mencionando o Linux.