Data de encerramento do Google Podcasts é revelada!

Os usuários do Google Podcasts tem poucos meses para exportar suas assinaturas para outro aplicativo ou migrar para o YouTube Music

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O Google Podcasts foi lançado em 18 de junho de 2018 para dispositivos Android. Desde o seu lançamento, o aplicativo recebeu muitos elogios de sites especializados em tecnologia por conta de suas recomendações personalizadas. Mas, o Google não pretende levá-lo adiante. Agora, a empresa revelou a data de encerramento do Google Podcasts!

Em 2020 o aplicativo atingiu o número de 50 milhões de instalações. Mas o seu início conquistou um baixo número de adeptos, após melhorias feitas no app, o número de instalações saltou de 10 milhões para 50 milhões em 11 meses. Mesmo assim, a empresa anunciou o seu fim.

Encerramento do Google Podcasts

O Google anunciou em setembro que encerraria o Google Podcasts para sempre. A empresa já definiu uma data definitiva para quando o serviço finalmente chegará ao lotado cemitério de produtos do Google. Em um novo documento de suporte, o Google anunciou que as pessoas poderão usar o Google Podcasts até março de 2024. Isso significa que o serviço deixará de existir em abril do próximo ano.

No Brasil, a empresa Offerwise, mostrou que 69% dos entrevistados pesquisados no país? têm o YouTube como sua principal plataforma de podcast/videocast. Então, essa decisão do Google parece bem assertiva, já que até já tem um sucessor para este serviço. O aplicativo YouTube Music substituirá os podcasts armazenados na plataforma Google Podcast. Então, você não perderá nada, se não quiser.

Assinatura do Podcasts

O Google afirma que os usuários que desejam manter suas assinaturas do Google Podcasts têm até julho de 2024 para transferir suas assinaturas para o YouTube Music. Os usuários também podem mover suas assinaturas para outro aplicativo de podcast baixando seus dados e importando-os para um aplicativo que suporte uploads OPML.

data-de-encerramento-do-google-podcasts-e-revelada

O Google Podcasts foi lançado em 2016. Sucedeu ao Google Listen e ao Google Play Music Podcasts, ambos descontinuados em 2012 e 2020, respectivamente. Este ano, o Google lançou suporte a podcast no YouTube Music para usuários dos EUA. O aplicativo YouTube Music possui uma seção dedicada para podcasts, onde você pode alternar entre versões de áudio e vídeo e ouvir podcasts off-line e em segundo plano.

O Google sabe quando é a hora de parar ou substituir um serviço e, com os usuários preferindo sua plataforma YouTube para os serviços de streaming, parece bem lógico incrementar ainda mais isso, agregando mais serviços. O Google Podcasts teve suas ascensão, mas chegou a hora do seu encerramento e, será feito pela empresa.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.