in

Debian 10 “Buster” trabalha melhorias no UEFI SecureBoot

debian-10-buster-possui-cerca-de-150-bugs-criticos
Papel de parede do Debian 10

Enquanto a maioria das distribuições Linux suportam o UEFI SecureBoot já há alguns anos para funcionar bem em PCs modernos bloqueados (geralmente pré-carregados pelo Windows), as versões estáveis do Debian ainda precisam suportar adequadamente o SecureBoot. Porém, isso deve estar mudando com o lançamento deste ano do Debian 10 Buster. Leia neste post que o Debian 10 “Buster” trabalha melhorias no UEFI SecureBoot.

Problema resolvido a tempo

Debian 10 "Buster" trabalha melhorias no UEFI SecureBoot

O Debian 9 “Stretch” acabou não tendo suporte à Inicialização Segura a tempo. Na época, segundo o desenvolvedor do Debian, Jonathan Wiltshire, faltavam tempo e recursos para a implementação. No entanto, para o lançamento Debian 10.0 que está iniciando seu congelamento, o UEFI SecureBoot foi felizmente resolvido.

Desenvolvedores do Debian fizeram declarações na DebConf de Taiwan mostrando detalhes do processo. Eles colocaram o kernel habilitado para SecureBoot em ordem e o GRUB2 para funcionar. Além disso, os desenvolvedores Debian também estão trabalhando no suporte a Fwupd para suportar atualizações de BIOS/firmware.

Opinião de usuários

Para aqueles atualmente rodando o Debian Sid, os desenvolvedores estão interessados em feedback para testar o Secure Boot. Uma chamada para teste foi emitida para resolver problemas persistentes antes que seja tarde demais para o Debian 10.

Conforme descrito no Debian Wiki, para testar o recurso “boot seguro” em um hardware real , precisamos de mais testadores. Então, corajosos usuários “sid”, por favor, testem com seu hardware e adicionem o resultado à página do Wiki. Como sempre você ou qualquer um de seus hardwares deve ter problemas (…). Boa sorte!

Requisitos para o teste

Então, para testar a Inicialização Segura é preciso realizar a instalação de seus shims assinados, a imagem GRUB EFI assinada e um kernel Linux 4.19 suportado, entre outras mudanças para usuários das versões atuais. No entanto,  para o Debian 10 este deve ser um processo simplificado.

Fonte

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Ferramenta GHIDRA da NSA será de código aberto

Ferramenta GHIDRA da NSA será de código aberto

GNOME 3.34 funciona com XWayland refinado para aplicativos X11

GNOME 3.32 deve estrear no Fedora 30