Imagem: Fórum Internacional Software Livre FISL

A comunidade Debian está em festa. Há exatos 25 anos, surgia uma das distribuições mais populares do universo GNU/Linux. O Debian possui hoje uma das maiores comunidades espalhadas por todo o planeta e as comemorações também se ampliam, inclusive pelo Brasil. Curitiba, Foz do Iguaçu (ambas no Paraná),  Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Brasília (DF), Salvador (BA), São Paulo, Tatuí, Campinas, Taquaritinga (todas no estado de SP) e Campo Grande (MS) se juntam a Paris (França), Estocolmo (Suécia), Belfast e Cambridge (Reino Unido) e várias outras cidades de outros países. Todos unidos em uma só comemoração: O Debian completa 25 anos.

Inicialmente começou como uma distribuição criada para o que é chamado “do zero”. Assim, estas foram as fundações onde os pilares de seu futuro se estabeleceriam.

Há muitas pessoas por trás deste grande projeto. Foram eles que tornaram o Debian um dos principais pilares e promotores do software livre. Por isso, este reconhecimento é digno de divulgação e celebração.

Um pouco de História

Debian completa 25 anos

Ian Murdock, criador do Debian. Imagem:Wikimedia

Foi Ian Murdock o fundador do projeto Debian GNU/Linux quem introduziu esse conceito da distribuição. Tudo começou quando ele resolveu abrir o trabalho que vinha desenvolvendo a toda a comunidade.

Um fato curioso é que ele é chamado de debian “Debian”, unindo o nome do fundador com sua namorada naquela época (Deborah + Ian).

Desenvolvimento do Debian

Como instalar o Debian

Area de trabalho padrão do debian gnome

Ao longo da história, o Debian destaca-se pelo número de pacotes dentro de seus repositórios, sua estabilidade, segurança e documentação.

É uma distribuição presente em muitas arquiteturas. É possível encontrá-la em roteadores, estações espaciais, submarinos, servidores, micro-pc … além de computadores comuns.

Este projeto suporta diferentes kernels direta ou indiretamente, como o kfreebsd ou o desenvolvimento do kernel hurd.

Atualmente, o Debian é uma distribuição de relevância e ponto de referência para várias outras. Além disso, não há qualquer entidade comercial por trás do projeto.

Feliz Aniversário Debian e toda a sua Comunidade

Baixe Imagens de alta resolução no Linux Pictures

Noite estrelada/Debian em estilo Van Gogh

O Debian é uma comunidade repleta de pessoas que contribuíram para o projeto. Portanto, todos eles devem ser homenageados, seja desenvolvedor, projetista ou testador.

Então, Feliz Aniversário! Não apenas ao Debian mas a todos que fazem parte do projeto! Que possamos celebrar este 16 de agosto por muitos mais anos sendo livres, sempre.

Para mais informações, clique na página do Debian Day 2018. Para saber um pouco mais sobre a história do Debian, clique aqui ou aqui.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

“Não existe Lógica de Programação” e a dificuldades das mudanças

Previous article

Google One e o negócio de armazenamento em nuvem

Next article

You may also like

More in Notícias