in

Deepin não vai recolher dados de usuários

Os desenvolvedores da distribuição Deepin emitiram comunicado informando que não recolherão dados dos usuários.

Deepin não vai recolher dados de usuários

 Vez por outra, surge na internet a informação de que a distro chinesa Deepin recolhe dados sem informar aos usuários. Tentando por fim aos boatos, os responsáveis ??pela Deepin deram uma resposta. A partir de agora, deixarão de coletar dados estatísticos pela Loja de Aplicativos da distribuição. Portanto, o Deepin não vai recolher dados de usuários. 

É bom ressaltar que toda esta polêmica teve início após um desenvolvedor anônimo ter acusado a distro de espionagem indevida. O anúncio sobre a coleta de dados está em uma declaração publicada no site do Deepin.

Deepin não vai recolher dados de usuários

Os responsáveis informam que “o back-end da Deepin Store é uma página da Web, e a CNZZ é um conhecido provedor de serviços de análise estatística da Internet na China. Igual ao Google Analytics, ele coleta informações anonimamente, como a versão do navegador da Web, a resolução da tela e assim por diante”.  Eles dizem que usam o CNZZ para detectar problemas de páginas da Web, obter as informações para fornecer aos usuários uma experiência otimizada e satisfatória.

[bs-quote quote=”Embora desejemos que você saiba por que coletamos informações e nos ajude a melhorar os produtos juntos, decidimos respeitar as opiniões e conselhos dos usuários da comunidade. Na nova versão, removemos as estatísticas do CNZZ da Deepin Store, evitando sermos mal compreendidos.” style=”style-2″ align=”center” author_name=”Equipe Deepin” author_job=”Deepin” author_link=”https://www.deepin.org/en/2018/07/20/statement-on-canceling-cnzz-statistics-in-the-deepin-app-store/”][/bs-quote]

Deepin segue prinícipios do software livre

Nova Deepin Store
Loja de Aplicativos do Deepin 15.6

O Deepin é baseado no Debian e todo o código fonte da distribuição é gratuito e está disponível no GitHub . Além disso, o desktop do Deepin e seus aplicativos podem ser encontrados em outras distribuições. Porém, o software vem da China. Segundo os desenvolvedores, isso é motivo de preconceito por parte de alguns usuários.

Além disso, é importante destacar que a Canonical também recolhe dados estatísticos dos usuários. A equipe do Deepin também pede bom senso dos usuários mais desconfiados. Ela lembra que o Deepin segue os princípios do código aberto, dando acesso aos códigos de kernels e aplicativos. Eles também fazem um contraponto à Microsoft e ao MacOS, que mantêm os códigos fechados.

 

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

atualizar para o Fedora 27

Fedora 29 deve trazer grande quantidade de mudanças

Baixe Imagens de alta resolução no Linux Pictures

Baixe Imagens de alta resolução no Linux Pictures