O proeminente desenvolvedor do KDE, Nate Graham, publicou uma longa postagem no blog descrevendo o estado atual da área de trabalho do Plasma 6, qual trabalho de portabilidade de código foi concluído e quais principais tarefas permanecem antes que o Plasma 6.0 possa avançar para sua fase beta e, em seguida, lançar.A maioria das tarefas de portabilidade de código para o Plasma 6.0 já foi encerrada. Todo o uso de elementos Plasma SVG foi convertido para KSvg, tudo agora está usando cores e unidades Kirigami, melhorando e modernizando várias APIs e várias portas KCM. Portanto, o desenvolvimento do KDE Plasma 6 progride e versão Beta deve em alguns meses.
Fico feliz em informar que minha previsão parece ter sido bastante precisa! A partir de hoje, quase todas as tarefas planejadas de portabilidade de código do Plasma 6 foram concluídas. Apenas um importante permanece: portar tudo para fora do DataEngines. Mas tudo o resto está feito, incluindo os seguintes projetos:
- Portar todos os usos de elementos Plasma SVG para KSvg (link)
- Port tudo para usar as cores e Units do Kirigami (link)
- Porta PlasmaExtras.Heading to Kirigami.Heading (link)
- Porta fora do uso direto do KActionCollection (link)
- Melhore e modernize a API do papel de parede (link)
- Melhorar e modernizar a API do componente Plasmoid (link)
- Melhorar e modernizar a API de ações do Plasmoid (link)
- Porta PlasmaCore.IconItem para Kirigami.Icon (link)
- Porta para ações de cabeçalho declarativas em KCMs (KCM é a abreviação de “KDE Control Module” e é um jargão interno para uma página em Configurações do sistema) (link)
A única grande tarefa de portabilidade restante é portar tudo para fora dos DataEngines. Assim que a mudança do DataEngines estiver concluída, os desenvolvedores do KDE passarão para o trabalho focado em recursos e aperfeiçoarão o Plasma 6.0 para sua estreia nos próximos meses.
Desenvolvimento do KDE Plasma 6 progride e versão Beta deve em alguns meses
Nate Graham compartilhou uma captura de tela da aparência atual do Plasma 6 em sua área de trabalho. Muito do Plasma 6 se parece muito com o Plasma 5, mas com algumas diferenças sutis em torno de ícones e outras mudanças de todo o trabalho de código.Nate Graham observa que provavelmente há dois a três meses antes que os betas do KDE Plasma 6.0 e a ramificação de código possam começar. O Plasma 6.0 foi discutido anteriormente para um provável lançamento no final do ano civil ou nos primeiros meses de 2024.Mais detalhes sobre o estado atual do KDE Plasma 6 no blog do Nate.