SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Microsoft Windows Passa a Usar o Git

Microsoft visa um desenvolvimento windows mais aberto

A Microsoft no ano passado já nos apresentava indícios de um interesse na plataforma de código aberto (Open Source). Mark Russinovich disse durante uma conferência no Vale do Silício que a companhia já estava discutindo a possibilidade de tornar o Windows open source. Se destacarmos aqui podemos acompanhar o desenrolar deste processo, seguindo uma serie de mudanças, tais como a abertura do código do Power Shell, SQL Server no Linux, tanto como alguns dos principais produtos da empresa com o código disponibilizado nos próprios repositórios do git.

Windows se rende ao Git

O site MyComputer publicou  uma informação muito interessante, que agora a Microsoft utiliza o Open Source para desenvolver o software do Windows. A novidade é que a gigante do software proprietário está perto de completar sua migração mais importante: todo o código do Windows indo para o Git, o software de controle de versões mais populares do mercado.

E como todos sabem, o Git foi criado nada mais e nada menos do que por Linus Torvalds, o pai do Linux. O que significa isto? Quando Torvalds disse uma vez e não sabia o quão longe da realidade que era:

“se alguma vez Microsoft criar aplicações para Linux significa que eu ganhei”, Linus Torvalds

Microsoft e o Open Source

Nos últimos anos temos visto como a Microsoft desviou todo o modelo de desenvolvimento para o Open Source. Significa que a empresa estava interessada na promoção e posicionamento, incluindo aplicações e tecnologias proprietárias destinadas principalmente a desenvolvedores e administradores sistemas.

Por sua vez  a empresa de Redmond foi se aproximando cada vez mais do ecossistema, uma vez rodeados de distribuições Linux que foram flutuando em torno do Azure, ainda ver um subsistema Linux embutido no próprio Windows e com a maioria das distribuições Linux via Windows Store. Assim as coisas foram se tornando incríveis e reais. Ainda mesmo que as suspeitas não cessem, entre todas as partes – Microsoft e as principais distribuições Linux – mas especialmente o cliente, finalmente parecem estar muito satisfeitos com esta mudança.

Portanto, não é surpreendente que a Microsoft escolheu passar para o desenvolvimento aberto no Git. O Windows, disse Torvalds, foi inventado para fazer exatamente isso: gerenciar o desenvolvimento de grandes projetos como o Linux em si. E aqui está um fato. O Windows e toda a estrutura tecnológica que o rodeia é o maior monstro que nunca foi implantado no Git.

Vale a pena lembrar o recente encerramento do CodePlex. Uma rendição clara para o sucesso da plataforma do mundo de desenvolvimento atual acima de tudo, GitHub, Git base.

Fonte Fonte Fonte
Comentários