Notícias

15/10/2021 às 09:00

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Devuan GNU + Linux 4.0 “Chimaera” lançado

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

A equipe de desenvolvimento por trás da distribuição Devuan GNU + Linux anunciou o lançamento e a disponibilidade do Devuan GNU + Linux 4.0. O novo Devuan GNU + Linux 4.0 lançado ganhou o nome de “Chimaera”. Além disso, ele tem como base outra distribuição Linux importante, o recentemente lançado Debian GNU/Linux 11.1 “Bullseye”. Sendo assim, o Devuan GNU + Linux 4.0 vem com kernel Linux 5.10 LTS por padrão e uma escolha de três sistemas init, incluindo sysvinit, runit e OpenRC.

O Devuan é a distribuição GNU/Linux que você deve baixar e usar se quiser ter uma instalação do sistema operacional Debian GNU/Linux sem o sistema init systemd. Portanto, o Devuan está aqui com a promessa de dar mais liberdade de software aos usuários.

Devuan GNU + Linux 4.0 “Chimaera” lançado

Devuan GNU + Linux 4.0 “Chimaera” lançado

Esta versão também melhora o suporte ao desktop e gerenciador de exibição, tornando todos os ambientes de desktop do Debian GNU/Linux disponíveis para usuários Devuan sem systemd. Do mesmo modo, ele adiciona suporte para os gerenciadores de exibição GDM3 e SDDM.

Além disso, ele adiciona novos temas ao bootloader, gerenciador de tela e ambiente de desktop.  Por outro lado, o Devuan GNU + Linux 4.0 vem com acessibilidade aprimorada, permitindo aos usuários instalar o sistema operacional via GUI ou console usando software ou hardware de síntese de voz. Da mesma forma, pode-se usar um display braille atualizável.

Além disso, esta versão adiciona a capacidade de instalar ambientes de desktop sem o servidor de som PulseAudio, que permite que a síntese de voz dois trabalhem simultaneamente em sessões de console e GUI.

Você pode baixar Devuan GNU + Linux 4.0 agora mesmo do site oficial ou clicando no link de download direto abaixo. Existem ISOs ao vivo (64 bits) e apenas instaláveis (32 bits e 64 bits) disponíveis para download, junto com um ISO mínimo live. A sessão live usa o ambiente de desktop Xfce 4.16 por padrão.

Os usuários existentes do Devuan 3.0 “Beowulf” serão capazes de atualizar suas instalações usando estas instruções. Por outro lado, os usuários do Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” podem migrar para Devuan Chimaera seguindo estas instruções.

Com o Devuan 4.0 lançado, a equipe de desenvolvimento agora concentrará seus esforços na próxima versão principal, o novo Devuan 5.0, codinome “Daedalus”. Repositórios Devuan 5.0 já estão disponíveis para aqueles que tiverem coragem suficiente para testar o próximo lançamento em seus PCs, que será baseado no Debian GNU/Linux 12 “Bookworm”.

Baixe Devuan GNU + Linux 4.0

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×