Os desenvolvedores responsáveis pela distribuição de produção de multimídia AV Linux anunciaram o lançamento de uma nova versão principal que deriva do MX Linux. Assim, o AV Linux MX-21. Então, a distribuição de produção multimídia AV Linux MX-21 se baseia no MX Linux 21 e, além disso, possui Linux 5.15 LTS.
Apelidado de “Consciousness”, este sistema tem como base as distribuições MX Linux 21 AHS (Advanced Hardware Support) e Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”. Outro detalhe é que o AV Linux MX-21 ficou pronto cerca de oito meses após o lançamento anterior. Ele possui um novo esquema de nomenclatura para se alinhar com Lançamentos do MX Linux e várias outras mudanças.
O AV Linux MX-21 é construído do zero com as ferramentas usadas para construir a distribuição MX Linux. É baseado na edição AHS do MX Linux 21. Isso significa que é fornecido com o kernel Linux 5.15 LTS e uma pilha de gráficos Mesa mais recente. Assim, garante melhor suporte de hardware. Porém, devido a essa mudança, o AV Linux não suporta mais sistemas de 32 bits.
O kernel Liquorix é usado por padrão nesta versão. Este é um kernel de alto desempenho configurado para streaming e requisitos de latência ultrabaixa para produção de multimídia.
Esta nova versão foi completamente construída do zero e é a primeira versão a não ser um ‘Respin’ de um sistema existente e foi construída com as mesmas ferramentas que são usadas para construir MX e antiX, disseram os desenvolvedores.
Distribuição de produção multimídia AV Linux MX-21 se baseia no MX Linux 21 e possui Linux 5.15 LTS
Falando sobre produção multimídia, o AV Linux MX-21 vem com novos pacotes MX Multimedia. Então, fornece aos usuários muitas ferramentas excelentes para produção de áudio e vídeo. Há um, novo suporte Yabridge para plugins VST do Windows, juntamente com uma nova interface gráfica YADbridge para Yabridge.
Ele também possui pacotes amplos de plug-ins e fontes personalizados AVL-MXE, bem como um novo utilitário chamado BPM Converter para converter batidas por minuto de qualquer música. Uma nova ferramenta modular AV Linux Assistant também está disponível nesta versão. A base no YAD (Yet Another Dialog) e o Manual do Usuário possui vários aprimoramentos.
Como esta versão é baseada no MX Linux 21, ela vem com o melhor e mais recente ambiente de desktop Xfce 4.16, que foi personalizado com novos temas de ícones Suru++ e Papirus, novos temas planos Diehard Xfce4/Openbox, uma nova tela inicial, novos papéis de parede 4K e uma nova ferramenta geradora de papel de parede gradiente. Além disso, o instalador do pacote GDebi foi substituído pelo Thunar Custom Action.
Entre outras mudanças importantes, o AV Linux MX-21 adiciona suporte para pacotes AppImage. No entanto, descontinua o suporte para o repositório AV Linux RT Kernel e todos os outros repositórios usados em versões anteriores fora dos MX Linux.
Coisas perdidas:
- 32bit foi descontinuado… desculpe, tentei… Está na hora…
- O repositório do kernel AV Linux RT foi descontinuado.
- YYYY.MM.DD A nomenclatura ISO foi alterada para se alinhar com as versões MX.
- TODOS os repositórios fora do MX agora descontinuados!
- Instalador do pacote GDebi, substituído por Thunar Custom Action
Coisas ganhas:
- Nova base MX-21/Debian Bullseye.
- Novo kernel Liquorix padrão 5.15.0-10.1.
- MX Linux ‘ahs’ (suporte de hardware avançado)
- Manual do usuário novo e amplamente atualizado.
- Nova Embalagem Multimídia MX… muitas coisas legais!!
- Novo tema ‘Flat’ Diehard XFCE4/Openbox com todos os papéis de parede 4K.
- Novos temas Suru++/Papirus Icon.
- Completamente novo assistente modular AV Linux baseado em YAD.
- Nova tela inicial de primeira execução.
- Novo suporte Yabridge para plug-ins VST do Windows.
- Nova interface gráfica ‘YADbridge’ para Yabridge
- Utilitários adicionados: Conversor de BPM, gerador de papel de parede de gradiente
- Pacotes de plug-ins e fontes personalizados AVL-MXE expandidos
- Novo AppImage Packaging incluído (vamos ver como funciona!)
Você pode baixar o AV Linux MX-21 agora mesmo no site oficial. Os usuários existentes do AV Linux terão que fazer uma nova instalação devido à mudança do Debian GNU/Linux 10 “Buster” para o Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”.