Notícias

23/11/2021 às 14:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

MX Linux 21 AHS lançado com Linux Kernel 5.14 e pilha de gráficos mais recente

MX Linux 21 AHS lançado com Linux Kernel 5.14 e pilha de gráficos mais recente

Os desenvolvedores do MX Linux lançaram a edição AHS (Advanced Hardware Support) de sua distribuição MX Linux 21 mais atual com kernel e pilhas de gráficos mais recentes. Assim, o MX Linux 21 “Wildflower” foi lançado oficialmente no mês passado em 21 de outubro como uma distribuição sem systemd baseada na última e melhor série de sistema operacional Debian GNU/Linux 11 “Bullseye”. A nova versão está disponível com as edições Xfce, KDE Plasma e Fluxbox. Portanto, o MX Linux 21 AHS lançado com Linux Kernel 5.14 e pilha de gráficos mais recente.


Uma vez que é baseado no Debian GNU/Linux 11, o MX Linux 21 é alimentado pelo kernel Linux 5.10 LTS por padrão, mas os desenvolvedores fizeram uma versão especial para aqueles que precisam executar o MX Linux em seu hardware com uma versão de kernel mais recente, ou seja, Linux kernel 5.14.

MX-21 “AHS” (Suporte de Hardware Avançado) iso agora está disponível. A versão apresenta todas as atualizações e vantagens empacotadas com as outras versões do MX-21, mas com um kernel 5.14 e drivers mesa, xorg e vulkan atualizados para produzir uma pilha gráfica mais alinhada com o hardware mais recente, junto com alguns aplicativos recompilados que utilizar o kernel posterior.

Um problema conhecido para sistemas mais antigos, particularmente com gráficos baseados em Intel, é suspender para ram ou pelo menos retomar após a suspensão. Se esse recurso é importante para você e seu PC pode usar o kernel 5.10 das versões principais, então ficar com as versões principais ou pelo menos os kernels 5.10 é provavelmente o caminho a percorrer. (É assim que a versão KDE/plasma do MX-21 está configurada agora).

MX Linux 21 AHS lançado com Linux Kernel 5.14 e pilha de gráficos mais recente

MX Linux 21 AHS lançado com Linux Kernel 5.14 e pilha de gráficos mais recente

Além disso, a edição AHS do MX Linux 21 apresenta uma pilha gráfica mais recente com versões mais recentes dos componentes Mesa, Vulkan e XOrg Server. Da mesma forma, alguns aplicativos recompilados que utilizam a versão mais recente do kernel. A edição AHS apresenta o ambiente de desktop Xfce 4.16 por padrão.

No entanto, esta edição especial não funciona bem com computadores com gráficos baseados em Intel ao usar suspend-to-ram ou ao retomar da suspensão. Como tal, os desenvolvedores recomendam que esses usuários fiquem com uma das edições padrão do MX Linux 21 com kernel Linux 5.10 LTS.

O design do AHS é um pouco mais avançado e não tão testado quanto nossos lançamentos principais, e a ideia é que ele receberá atualizações na pilha de gráficos ao longo do tempo, para aqueles que não precisam dos gráficos de código aberto mais recentes pilha, não adianta usar AHS, disseram os desenvolvedores.

Com isso em mente, se você deseja usar o MX Linux 21 com um kernel e uma pilha gráfica mais recentes, você pode baixar a imagem AHS agora mesmo na página de anúncio de lançamento

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.